Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pergunte a quem sabe

Alunos da rede municipal conversam com cientista sobre mudança climática

Alunos da Escola Municipal Professor Francisco Hubert, no Xaxim participam de uma videoconferência sobre mudanças climáticas nas regiões polares. Curitiba,21/09/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Nesta terça-feira (21/9), os estudantes do 4° e 5° anos do ciclo integral da Escola Municipal Professor Francisco Hubert, no Xaxim, participaram de uma videoconferência sobre mudanças climáticas nas regiões polares. A palestra foi ministrada pelo professor André Belém da Universidade Fluminense (UFF), pesquisador da área.

O diálogo entre os estudantes e o pesquisador foi possível devido aos cursos de capacitação ofertados pela Gerência de Educação Integral, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A professora da escola, Mariana de Oliveira Tozato, participa do curso sobre mudanças climáticas em regiões polares e com a ajuda da orientadora do curso, Flávia Sant Anna Rios, da UFPR, planejou a vídeoconferência.

Pergunte ao cientista

Durante a manhã, os alunos matriculados no período integral participam de práticas educativas, entre as quais está a oficina de práticas ambientais. Foi a partir das dúvidas dos alunos que a ideia de convidar o pesquisador das mudanças climáticas surgiu. A professora da oficina, Mariana de Oliveira Tozato, percebeu que a curiosidade dos alunos merecia aprofundamento. 

“Os alunos começaram a se perguntar qual era a dimensão desse assunto. Trouxemos esses profissionais para responder essas dúvidas, sobre o gelo, a água e o aquecimento global. ”, explica a professora.

Para onde vai a água que derrete, quais seres vivos dependem das temperaturas mais frias e por que o gelo pode ser colorido foram algumas das questões levantadas.

Para explorar o tema, André realizou experimentos demonstrando as propriedades do gelo e a formação natural de suas camadas. Os alunos, simultaneamente, observavam as amostras trazidas pela professora Mariana. 

“Estudando as camadas de gelo, e as coisas que acabam presas nele, nós conseguimos rastrear o passado do clima, se ventava demais, por exemplo", explicou o pesquisador.

As ramificações da mudança climática também foram tema. Com a orientação de André, os alunos listaram as formas como podem reduzir o aquecimento global: desligar a luz quando sai de um cômodo, fazer uma composteira, e separar os lixos orgânicos dos recicláveis, por exemplo. 

LEIA MAIS

Em alta