Um grupo formado por 48 crianças, de até 8 anos de idade, assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) teve uma manhã diferente nesta sexta-feira (11). Acompanhadas pelos professores e pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, elas tomaram café da manhã no Babilônia Gastronomia, no bairro Batel. No local, as crianças acompanharam apresentações de dança e de teatro, além de se deliciarem com sucos, pães, doces e salgados.
A iniciativa integra a Semana Solidária da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com a parceira do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e da Fundação de Ação Social (FAS).
“É um privilégio participar desse evento tão bonito promovido pela Abrasel. É um trabalho de responsabilidade social, de valorização, que permite a inclusão dessas crianças a partir de atividades diferentes do cotidiano delas”, afirmou Fruet.
A Semana Solidária da Abrasel tem abrangência nacional e, na edição deste ano, tema participação de 20 estados, com previsão de atendimento a 20 mil crianças. No Paraná, a iniciativa acontece em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e litoral. “Com esse projeto queremos mostrar para a sociedade, o poder público e iniciativa privada, que é possível fazer mais pelas crianças, promovendo ações de responsabilidade social. É muito mais que um café da manhã. Tira as crianças da rotina e proporciona uma convivência diferente”, afirmou Marcelo Woellner Pereira, presidente da Abrasel-PR.
Aproximadamente 5 mil crianças serão atendidas durante a realização do projeto Semana Solidária. Segundo a presidente do IPCC, Francisca Cury, o projeto também dá às crianças a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cidade em que vivem e locais que provavelmente não teriam condições de frequentar. “Cada restaurante organiza o evento de maneira diferente e, desta maneira, cada local é uma surpresa. Agradecemos com muito carinho a maneira como esses bares e restaurantes se preparam para receber as crianças, com brincadeiras, palhaços e outras atividades.”, afirmou Francisca.
Desde setembro o IPCC tem levado os pequenos para a realização de atividades educacionais e culturais. “Fomos ao cinema, através de uma parceira com a cinemateca da Fundação, e foi muito legal ver a reação de crianças que nunca tinham ido a um cinema. Também fomos visitar a Volvo Ambiental e conhecer projetos referentes à área”, relatou Francisca.
Oportunidade
As crianças que participaram do café da manhã no Babilônia Gastronomia são assistidas na Apae Batel, na Rua Ângelo Sampaio. “Muitas das nossas crianças não teriam a oportunidade de estar em um ambiente assim, já que são de famílias com baixa renda. E em um ambiente diferente é possível ver tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula: comportamento, autonomia, aceitação de alimento diferente”, explicou a diretora da Apae Curitiba, Margareth Alcantara.
Segundo a diretora, após atividade extraclasse, as crianças voltam muito empolgadas para a escola, o que auxilia no desenvolvimento pedagógico.
A unidade Batel da Apae atende 157 alunos, de 0 a 8 anos, sendo que deste total 52 são bebês, com idade até 2 anos.
Participação
Nesta edição da Semana Solidária, 38 restaurantes participam do projeto: PaneOlio; L’Avion; Au Au; Jacobina Bar; Cantina do Délio; Restaurante Manu; Berinjela Restaurante; Bella Banoffi; Oficina da Sfiha; The Farm e Fire Fox; Centro Europeu; Pizza Hut; Villa Sabor (Bom Retiro e Jardim das Américas); Restaurante Girassol (distrito de Palmeira); Taj Bar; Quermesse; Saint Germain; CanaBenta; Kharina (Batel); Happy Burguer; Confeitaria Requinte (Cabral); Picanha Brava; Dom Antonio; Boteco Santi; Velho Oriente; Babilônia Batel; Madalosso; Trovatta (Shopping Crystal); Armazém Italiano; Zapata Mexican Bar; Buffet Nova Curitiba e Bar do Alemão.