As 40 alunas do curso de Auxiliar de Confecção ofertado no Liceu de Ofícios Carmo, na Regional Boqueirão, participaram nesta quarta-feira (11/10) de uma aula prática no Senai, parceiro da Prefeitura no desenvolvimento de cursos gratuitos de qualificação profissional. Elas visitaram o campo da indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR) onde conheceram os laboratórios do Senai, que são montados como uma linha de produção.
O grupo conheceu as salas de aula de modelagem, corte e armazenamento de tecidos e as máquina usadas em uma linha de produção de confecção. “Todas aprenderam a passar linha em cada máquina, como se elas estivessem pegando ‘do zero’ e deixando pronta para o uso”, explicou o professor do Senai na área têxtil e confecção, Cinézio Silva Neto, responsável pelas aulas no curso ofertado no Liceu de Ofícios Carmo.
Luana Cristina Regui, 24 anos, ficou animada com a aula prática. “Não tinha ideia de que existiam tantos tipos de máquinas de costura, achei que era uma só”, disse. Desempregada há dois meses e ex-funcionária de um escritório, Luana aprende uma nova profissão e sonha conseguir um emprego rapidamente na área de confecção. “Sempre quis fazer um curso de costura, mas era caro. Fui à Rua da Cidadania e vi esse, que é de graça. Me matriculei no dia seguinte.”
Parceria
O diretor da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política de qualificação para o trabalho no município, Fabiano Vilaruel, explica que a articulação com o Senai para a realização de cursos de Auxiliar de Confecção no Boqueirão está alinhada com as diretrizes do prefeito Rafael Greca para fomentar a área têxtil da região. “Estamos empenhados em promover ações para qualificar trabalhadores para um mercado que apresenta constante demanda por novos profissionais, com diversas possibilidades de atuação. E também contribuir para estimular e valorizar o tradicional polo têxtil do Boqueirão.”
O curso de Auxiliar de Confecção no Liceu de Ofícios Carmo teve início no dia 2 e vai até o dia 1º de dezembro, totalizando uma carga horária de 160 horas. São duas turmas de 20 alunas cada, com aulas de manhã e à tarde.
Na primeira fase, são ofertados conteúdos teóricos, como formação cidadã, relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania. A partir do dia 23, as aulas serão práticas e realizadas dentro de um ônibus adaptado do Senai que ficará no estacionamento da Rua da Cidadania.
Nas aulas práticas, as alunas aprenderão sobre acionamento de máquinas, passagem de fios e tipos de aplicações. E farão exercícios básicos para domínio dos equipamentos, conserto de peças, aplicação de bolsos e lapelas, barra circular, zíper, ponteira de cós, fixação de botões, montagem e costura, entre outros.
De acordo com o professor, as alunas sairão do curso prontas para entrar no mercado de trabalho.