A Câmara Técnica Intersetorial da Saúde Mental de Santa Felicidade vai lançar, na próxima quinta-feira (29/2), o Almanaque 2024, com informações sobre os serviços de saúde mental do município ofertados pela Administração Regional.
O documento tem a missão de integrar as equipes dos setores da regional e ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços sociais disponíveis. Com isso, o objetivo principal é ajudar a reinserção de pacientes após o atendimento de saúde mental oferecido pelo município na regional. A ideia é também orientar os usuários sobre locais, horários, atendimento e oportunidades registradas na cartilha estratégica.
Na cartilha, são indicados todos os serviços públicos oferecidos, como os programas de canto, música, pintura e arte. O documento traz ainda informações importantes sobre oferta de emprego e cursos, endereços das unidades de saúde, atividades programadas nos Clubes da Gente, agenda do cinema e exibição de filmes, entre outros serviços gratuitos e pagos.
Contrução coletiva
O Almanaque 2024 é fruto de discussões oriundas de reuniões periódicas do grupo e faz parte de ação construída pelos representantes das diferentes secretarias municipais que integram a regional.
Antes do lançamento oficial, o grupo técnico (Câmara Técnica Intersetorial) vai promover uma reunião de alinhamento e programação nesta quinta-feira (22/02) também na Administração Regional Santa Felicidade, a partir das 14h. O encontro prévio contará com a participação das equipes dos setores da Regional Santa Felicidade.
Na reunião, será organizado um formato de oficina para o exercício da utilização do Almanaque 2024 durante o evento de lançamento, no próximo dia 29. A oficina vai simular o atendimento ao cidadão oriundo da assistência de saúde mental.
Câmara Técnica
Instituída em decreto pelo prefeito Rafael Greca, em agosto de 2020, a Câmara Técnica (da Saúde Mental) envolve o apoio direto das secretarias municipais da Saúde, do Governo Municipal, da Educação, da Defesa Social e Trânsito, do Esporte, Lazer e Juventude, Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba.
Vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, a Câmara Técnica Intersetorial da Saúde Mental tem como missão atuar intersetorialmente para propor e promover planejamento estratégico de ações e políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais ou decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.