O prefeito Rafael Greca participou, na tarde desta terça-feira (17/12), de uma teleconferência com o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para o Brasil e Cone Sul, Dominique Hautbergue, e o gerente sênior de projetos da AFD, Rogério de Paula Barbosa.
Participaram também da teleconferência, que aconteceu na Casa Polonesa do Ippuc, o secretário Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e o coordenador geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) do Ippuc, Márcio Teixeira.
104 casas entregues
A AFD é parceira de Curitiba em uma série de projetos estruturantes, inclusive do Bairro Novo da Caximba, que tem financiamento do órgão em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
Do escritório de Paris da AFD, os executivos foram informados pelo prefeito sobre o andamento do projeto que está sendo executado em Curitiba. Nesta terça-feira, a Prefeitura entregou mais casas do projeto para a comunidade da região.
“Eu acabo de chegar do Bairro Novo do Caximba, onde nós entregamos 44 casas, o que dá um total de 104 casas concluídas e já ocupadas pelas famílias. Temos mais 92 casas prontas que estão aguardando a ligação de energia elétrica”, explicou Greca.
Maior intervenção socioambiental da história de Curitiba, o projeto do Bairro Novo do Caximba beneficia ao todo 1.693 famílias, com 1.147 novas casas e a regularização fundiária de 546 imóveis. Um dique de contenção de cheias e implantação de parque linear ajudarão a recuperar as áreas de preservação permanente das bacias dos rios Iguaçu e Barigui.
Emoção dos novos moradores
Greca disse que protagonizou cenas comoventes nas ruas da região.
“Quero contar aos senhores que vivi uma situação muito emocionante, o que prova que foi uma decisão correta levar a cabo este projeto. Hoje, um menino cego veio ao meu encontro. Ele queria me conhecer e estava emocionando porque tinha acabado de tomar o primeiro banho na casa nova. Depois, ele trouxe a irmã, que também é deficiente visual, e em seguida veio um casal de deficientes visuais com um bebê, todos novos moradores do Bairro Novo do Caximba”, narrou Greca.
O prefeito explicou que estas famílias estão no grupo das que tiveram prioridade de atendimento na região.
Gratidão pela parceria
O diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para o Brasil e Cone Sul, Dominique Hautbergue, comemorou o fato de AFD ser parceria dessa iniciativa.
“Sem dúvida, prefeito, isso é muito emocionante. Nós somos gratos em fazer parte da concretização desses sonhos. E esperamos celebrar novas parcerias com a Prefeitura de Curitiba e agradecemos a confiança na AFD”, disse Dominique.
Greca disse que o trabalho de levar o desenvolvimento para Curitiba e região, reafirmando o compromisso à qualidade de vida e sustentabilidade, vai continuar.
Integração metropolitana
“Para onde eu for no futuro próximo vou continuar insistindo nesse desenho de um só cidade, Curitiba e as outras nove cidades vizinhas”, disse Greca.
O prefeito falou também sobre a entrega da primeira etapa da Reserva Hídrica do Futuro, no bairro Umbará. Além de garantir o abastecimento de água para as gerações futuras, a área também abriga o Parque da Reserva Hídrica do Futuro.
“Este projeto é uma necessidade para enfrentamento das mudanças climáticas. Nós estamos vivenciando na prática que o regime de chuvas, que antes era abundante, agora está alterado. Por isso estamos criando esta reserva que terá capacidade de 43 bilhões de litros de água para garantir este recurso precioso para Curitiba”, disse Greca.
Dominique parabenizou a cidade pelos esforços de materializar projetos sustentáveis e agradeceu pela oportunidade de trabalhar com Curitiba.
“Nós só temos a agradecer por esta parceria que está rendendo tanto frutos, como é o caso do Bairro Novo do Caximba. Este projeto nasceu há seis anos e tem um perfil de resgate social muito importante. Também participamos do Hipervisor Curitiba, que é outro projeto muito interessante e nós esperamos continuar trabalhando juntos no futuro”, comentou Dominique.
Trincheira e parques
A AFD já atuou em vários projetos com parceira com a Prefeitura de Curitiba. Entre as intervenções estão a implantação em Curitiba dos parques lineares Guairacá, na Fazendinha; Yberê, na região do Rio Bonito; e Mairi, na divisa com a CIC. Todos ao longo do Rio Barigui.
Também contaram com financiamento da AFD a trincheira da Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, que forma binário com a trincheira existente do Bacacheri-Bairro Alto, formado pelas ruas Gustavo Rattman (Bacacheri) e José Zgoda (Bairro Alto) e a implantação do Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, pela Linha Verde, como parte do Programa de Recuperação Ambiental e Ampliação da Capacidade da RIT (Rede Integrada de Transporte).
Revista Espaço Urbano
Após a teleconferência, o prefeito recebeu a coleção dos números da revista Espaço Urbano, editados durante as suas duas últimas gestões.
“Eu recebo com muita satisfação essa coleção de revistas que o Ippuc produziu com a fortuna técnica dessa gestão singular que nos levou a parâmetros tão elevados, como sermos considerados em 2023 a cidade mais inteligente do mundo (World Smart City Awards 2023, de Barcelona), além de conquistar o Seoul Smart City Prize, de Seul; e o Comunidade Mais Inteligente do Mundo, do ICF (Canadá). Tanta alegria, eu só posso dizer que o nosso coração está em festa. Viva Curitiba!”, disse o prefeito.