Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Turismo

Aerolíneas Argentinas terá voo direto Curitiba-Buenos Aires

reunião realizada no Instituto Municipal de Turismo (Ctur) que contou com a presença do cônsul da Argentina em Curitiba, Hector Gustavo Vivacqua, do diretor geral da Aerolíneas Argentinas para o Brasil, Ariel Rodrigues, o presidente do Ctur, Paulo Colnaghi, e a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos. Curitiba, 07/11/2013 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Curitiba vai ter mais uma opção de voo direto para Buenos Aires, capital da Argentina, no próximo ano. A partir de março, a companhia Aerolíneas Argentinas passa a operar mais um destino no Brasil, com a capital paranaense sendo o novo chamariz da empresa. A oficialização da rota aconteceu na tarde desta quinta-feira (07) em reunião realizada no Instituto Municipal de Turismo (Ctur) que contou com a presença do cônsul da Argentina em Curitiba, Hector Gustavo Vivacqua, do diretor geral da Aerolíneas Argentinas para o Brasil, Ariel Rodrigues, o presidente do Ctur, Paulo Colnaghi, e a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos.

A nova rota terá frequência diária e partirá de Buenos Aires com destino a Curitiba ao meio-dia, com chegada prevista para as 14 horas. Da capital paranaense para a Argentina, o embarque vai acontecer as 15 horas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com chegada prevista para as 17 horas. Na Argentina, os voos vão operar no aeroporto Aeroparque, localizado mais próximo ao centro de Buenos Aires do que o Aeroporto Ezeiza.

Atualmente a companhia aérea argentina opera para seis destinos no Brasil - Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia e Florianópolis (ocasionalmente) - e voos internacionais para países da América do Sul, Estados Unidos e Europa. “Estamos muito felizes em poder operar com um voo direto para Curitiba. Será mais uma opção para os curitibanos porque o horário desta operação foi montada para a realização de conexões internas e para outros destinos internacionais”, complementou Rodrigues.

A Aerolíneas Argentinas renovou sua frota neste ano com a aquisição de 58 aeronaves. A rota para Curitiba vai ser executada com os aviões do modelo Embraer E190.

Cooperação

O voo Buenos Aires-Curitiba foi comemorado pela diretoria do Ctur que tem trabalhado para trazer à capital paranaense novas rotas e incentivar a vinda de visitantes de países estrangeiros. “Estamos muito contentes e empolgados com mais essa opção. Buenos Aires já estava no nosso alvo de ações e esperamos recepcionar em Curitiba muitos visitantes”, disse Paulo Colnaghi. A Ctur tem tem buscado negociar com diversas companhias aéreas a vinda de voos internacionais para a capital paranaense. Colnaghi lembra, inclusive, que no próximo dia 22 de novembro inaugura a nova rota Curitiba- Miami, destino que está com grande procura pelos curitibanos.

Ações conjuntas entre o Instituto Municipal de Turismo e Aerolíneas Argentinas serão planejadas e executadas nos próximos meses para a divulgação do voo Buenos Aires-Curitiba. “O maior desafio para a empresa, além da sustentabilidade do voo, é trazer operadores argentinos para comercializar o destino Curitiba. Gostaríamos de parcerias para realizar rodadas de negócios e de divulgação e tudo o que for realizado aqui no Brasil neste aspecto, realizaremos também na Argentina”, afirmou Rodrigues. “Temos interesse na parceria e vamos auxiliar da melhor maneira possível”, complementou Colnaghi.

A Argentina é o maior grupo de estrangeiros que visitam Curitiba, conforme dados do Ctur. Em 2012, cerca de 20 mil argentinos estiveram na cidade a lazer ou negócios.