Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Planejamento

Administrações regionais recebem os cronogramas de obras de mobilidade

Alinhamento das regionais para acompanhamento das obras de mobilidade: estruturas municipais bem preparadas para o atendimento da população. Foto: Divulgação

Administradores e coordenadores das dez regionais mais os responsáveis pela manutenção urbana dos distritos, ligados à Secretaria do Governo Municipal, participaram nesta quarta-feira (19/7) da reunião de alinhamento sobre o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. O encontro aconteceu no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e contou ainda com servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), do Ippuc e da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pelo gerenciamento dos contratos multilaterais do município. 

Financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo New Development Bank (NDB), as obras nos itinerários do Inter 2/Interbairros II e do BRT Leste-Oeste, respectivamente, vão impactar toda a cidade.

“É muito importante o alinhamento de toda a estrutura municipal sobre as intervenções que vão ocorrer para darmos as informações precisas para a população”, avalia o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

 

Com investimentos totais de mais de U$ 226 milhões, entre contratos dos bancos e contrapartidas da Prefeitura, serão realizadas obras de infraestrutura viária e cicloviária para a instalação de faixas exclusivas para o transporte coletivo, microdrenagem, iluminação e paisagismo, entre outras.

As licitações estão em andamento e as obras devem começar até o fim de 2023. “As regionais estão no dia a dia das comunidades, em contato direto com o cidadão. Essa parceria com a execução e o planejamento é fundamental para o sucesso das intervenções, minimizando o desconforto que toda obra provoca”, explica Marcio Teixeira, coordenador da Utag.

Durante o encontro, foram apresentados os detalhes de cada lote de obras, intervenções previstas nas ruas que atingem uma ou mais regionais, e as previsões de início das obras. A medida em que as contratações ocorrerem, os regionais também vão participar das reuniões públicas para exposição dos planos de ataque, realizadas nas áreas de intervenção, para esclarecimento das comunidades.

Em alta