Um grupo formado por 23 acolhidos do Projeto Nova Morada Vida Nova, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), começou nesta segunda-feira (17/3) uma capacitação em empreendedorismo promovida pela Gerar - Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional. A organização sem fins lucrativos trabalha para a promoção da inclusão social e geração de renda.
O Projeto Nova Morada Vida Nova possui uma unidade de acolhimento, com 100 vagas, e ajuda na reinserção social de pessoas com dependência química, em situação de rua, vulnerabilidade social ou com vínculos familiares fragilizados, além de egressos de comunidades terapêuticas.
“Essa capacitação é um passo essencial para que os acolhidos tenham oportunidades reais de transformar suas vidas”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato. Ela adiantou que a secretaria deverá ofertar outros cursos na unidade que poderão contribuir para a empregabilidade e no processo de reinserção social dos acolhidos.
Autonomia
A capacitação, que faz parte do Projeto Mega, busca disseminar a cultura empreendedora como estratégia para combater o desemprego e a pobreza. Durante oito encontros teóricos, que serão realizados até o próximo dia 27, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, os participantes receberão orientações sobre temas essenciais para o desenvolvimento de negócios próprios. Após essa fase inicial, os alunos contarão com mais oito consultorias para o desenvolvimento de seus projetos.
De acordo com a consultora pedagógica do Projeto Mega, Cristiane Campos, a metodologia aplicada é “gamificada”, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. “Cada atividade vale pontos e, ao final, os três participantes com melhor desempenho receberão o Investe Semente, um auxílio para impulsionar seus negócios”, explicou.
O curso aborda seis pilares fundamentais: autoconhecimento, processo de empreender, marketing, associativismo, finanças e atendimento ao cliente. Além disso, todos os participantes receberão certificado de conclusão.
Superação
A capacitação atraiu 21 homens e duas mulheres que são acolhidos no Nova Morada Vida Nova. Joshua Johann Ribas, 43 anos, está na unidade há um mês e meio e já passou por outros acolhimentos do município. Ex-professor de muay thai, ele viu no curso uma oportunidade para aprimorar suas habilidades. “Quero melhorar meu atendimento e aprender a administrar melhor o dinheiro. Já dei aulas em várias academias e agora posso profissionalizar esse trabalho”, contou.
Já Michele Pereira Duarte, 26 anos, catarinense de Capinzal, encontrou na capacitação um caminho para expandir seu pequeno negócio. “Faço macramês, mas não sei vender. Quero aprender a comercializar meus produtos para viver da minha arte”, disse. Atualmente, ela trabalha como vendedora de pipoca nas ruas da cidade.
Perspectivas e expectativas
A coordenadora do Projeto Mega, Michela Notti, ressaltou a importância da capacitação para a mudança de mentalidade dos participantes. “Sabemos que nem todos se tornarão empreendedores, mas o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diversas áreas da vida”, afirmou.
Participaram também da abertura da capacitação o diretor de Política sobre Drogas da SMDH, Thiago Ferro, a gerente de reinserção social do Departamento de Política sobre Drogas, Maria Amélia Kugler Mendes, o captador de recursos da Gerar, Thiago Lucas, o instrutor e consultor Zaqueu Souza e a assessora Valquíria Crispim.