Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Recomeço

Acolhidos da FAS se formam em curso de Preparo de Pães e são encaminhados para vagas de emprego

Doze pessoas em situação de rua receberam certificados de conclusão do Programa Recomeço, um projeto da Fundação de Ação Social (FAS) que visa qualificar e inserir a população de rua no mercado de trabalho - Curitiba, 15/09/2023 - Foto: Sandra Lima / FAS

Doze pessoas em situação de rua receberam nesta sexta-feira (15/9) certificados de conclusão do Programa Recomeço, um projeto da Fundação de Ação Social (FAS) que visa qualificar e inserir a população de rua no mercado de trabalho. Durante um período de dez dias, o grupo participou de oficinas de desenvolvimento pessoal e do curso de Preparo de Pães e Bolachas.

Todos os formandos são atendidos nos três Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop) de Curitiba, localizados nas regionais Matriz e Boqueirão. Nestes locais, a FAS oferece atendimento especializado, com o objetivo de promover a autonomia e ajudar a superar a situação de rua, reintegrando essas pessoas à sociedade e às suas famílias.

Maria Alice Erthal, presidente da FAS, parabenizou os participantes. 

“Esse evento representa não apenas a conclusão de um programa, mas também a abertura de novos caminhos na vida de cada um de vocês”, disse.

A administradora regional Matriz, Rafaela Lupion, falou da satisfação de ver o grupo concluindo o curso. “É gratificante ver a política pública chegando na ponta, no cidadão. Tenho certeza que esse curso será um divisor de águas  para cada formando”, disse.

De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a formatura da nova turma é resultado de uma parceria que une várias áreas do município e também o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para levar oportunidades para a população. “Este espaço saiu da cabeça visionária do nosso prefeito Rafael Greca para erguer as pessoas”, destacou.

Percurso

O percurso dos participantes no Programa Recomeço teve início em 31 de agosto com atividades do Programa Mobiliza, que visa o desenvolvimento das habilidades sociais e a integração no mundo do trabalho.

Em seguida, o grupo teve aulas no curso de Preparo de Pães e Bolachas, oferecido em parceria com o Senac.  As aulas práticas ocorreram na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, um espaço mantido pela Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

O gerente executivo do Senac, Agnaldo Camilo Monteiro, prestigiou a formatura e incentivou os novos formandos a continuar se aperfeiçoando. Segundo ele, o Senac já tem garantido um orçamento de R$ 24 milhões que serão investidos em cursos gratuitos ofertados para toda a população por meio de parcerias.

Sine

Para facilitar a inserção dos formandos no mercado de trabalho, a FAS levou uma equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) até a Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo para fazer cadastros e encaminhar os formandos para entrevistas de emprego.

Todos os participantes saíram da formatura com entrevistas agendadas. Thiago Albino, 29 anos, teve dois encaminhamentos, para um supermercado e uma panificadora. “Quero trabalhar, sair dessa vida”, disse o homem que já trabalhou como açougueiro. Thiago ficou em situação de rua há um ano e desde então é acolhido pela FAS.

Natural de Londrina, no Norte do Estado, Emerson Roque, 32 anos, chegou a Curitiba há dois meses. Sem ter onde morar, dormiu quatro dias na rua e depois foi acolhido pela FAS. Ele fez o curso de Prepara do Pães e Bolachas para aprender novas receitas para fazer para as duas filhas, mas durante as aulas teve a ideia de empreender fazendo pães para vender nas ruas e nas casas.

“Agradeço a Curitiba e a cada um de vocês que me acolheu. Isso tudo é uma porta que vai nos ajudar muito, é a chance para a gente se levantar”, disse. Emerson também finalizou o curso com encaminhamento para uma vaga de emprego em uma empresa da área de alimentação.

Esta foi a sexta turma do Programa Recomeço. Lançado em 2021, o programa já formou outras 58 pessoas nas áreas de preparo de pizzas e calcetaria.

Presenças

A formatura contou com a presença das diretoras da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira (Qualificação e Relações do Trabalho) e Grace Puchetti Ferreira (Atenção à População em Situação de Rua), da supervisora da FAS na Regional Matriz, Elisangela Stupp, dos assessores Anderson Walter e Eliane do Rocio Wosgerau, da coordenadora de Qualificação Profissional, Zilá Quevedo, e da gerente do Programa Mobiliza, Taciana de França.

 A SMSAN foi representada ainda pelo diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus.