Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento nacional

Ações de cidade inteligente ajudam a eleger Curitiba a capital mais igualitária do país

Hipervisor urbano, central de monitoramento da cidade, localizado no prédio do ICI. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Ao adotar a premissa de que a inovação só é válida como processo de transformação social, com o uso das tecnologias para tornar a cidade mais humana, Curitiba deu rumo a iniciativas que tornaram a capital paranaense eleita a capital brasileira mais igualitária do Brasil. 

As políticas públicas da Prefeitura estimulam o uso da tecnologia e de soluções inovadoras que contribuem para a melhoria de vida de sua população. Isso não só elegeu Curitiba a cidade mais inteligente do mundo (smart city), em 2023, como também contribuiu para a liderança da capital paranaense na edição mais recente do Mapa da Desigualdade entre as Capitais, divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis em março: Curitiba aparece como capital mais igualitária do país.

Entre as ações de cidades inteligentes, está a criação do Vale do Pinhão, em 2017, que integrou e fortaleceu o ecossistema de inovação curitibano, com o poder público municipal unindo forças à quádrupla hélice, que também inclui as universidades, as empresas e a sociedade civil. 

Por meio da Agência Curitiba, as mais de 600 startups têm apoio para crescer, com o Programa Cidade das Startups, que inclui os Worktibas (primeiro coworking público do Brasil); com programas de incentivo e qualificação aos empreendedores; e com a reativação do Tecnoparque, que dá benefício fiscal a empresas que investem em projetos inovadores. 

Exemplo de Smart City

A história de Juliano de Moraes Santos é um bom exemplo de como a conexão criada pelo Vale do Pinhão estimula ações de smart city em Curitiba.  

Foi no Worktiba que nasceu a startup Prevention e seu Adam Robô, equipamento para o pré diagnóstico de doenças oculares. De lá, foi para a incubadora da Fiep, ficou entre os 15 finalistas da Imagine Cup 2018, promovida pela Microsoft; participou do programa Shark Tank e foi a primeira startup residente do Pinhão Hub, inaugurado em março deste ano. 

“Graças às conexões criadas no Vale do Pinhão, a Prevention começou suas atividades no Worktiba, fechou parcerias com fornecedores de hardware e software e tornou o Adam Robô realidade, já utilizado em várias cidades. Curitiba já tem um dos ecossistemas de inovação mais fortes do Brasil”, disse Santos.

Energias renováveis

Com o Programa Curitiba Mais Energia, a Prefeitura inaugurou a Pirâmide Solar, primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina. A instalação de painéis fotovoltaicos se estende a imóveis públicos, como o Palácio 29 de Março, casas da Cohab e terminais de ônibus. 

Eletromobilidade

Além da produção de energia renovável, Curitiba entrou na era da eletromobilidade, investindo em veículos para o transporte público movidos a eletricidade, no compromisso da cidade em reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. 

A cidade já conta com veículos da Guarda Municipal, táxis e bicicletas elétricas e já adquiriu os primeiros ônibus para a frota do transporte público.

Revolução digital

Desde 2017, a Prefeitura lança aplicativos que levaram serviços e informações do município para a palma da mão dos curitibanos, como Saúde Já, Curitiba App, 156 e Nota Curitibana. 

A Educação também inova no cadastro online para o ingresso de novas crianças na rede municipal de ensino. No trânsito, o EstaR agora é eletrônico, com a compra de crédito por aplicativo. O Portal Curitiba em Movimento simplificou a matrícula em atividades físicas, de esporte e lazer ofertadas pelo município.

Curitiba é a cidade com maior uso do 5G no país e uma das primeiras capitais do país a receber, em 2022, o sinal da nova tecnologia de transmissão de dados via internet.

Hoje, quase 100% dos serviços do Urbanismo em Curitiba são online, como solicitação de alvarás, certidões e licenças para obras e reformas, potencial construtivo, instalação de publicidades, correção e atualização de dados cadastrais e licenças para food truck.

Bairro Novo da Caximba

O projeto do Bairro Novo da Caximba, que está trocando palafitas irregulares por um bairro inteligente para 1.693 famílias em uma Área de Preservação Ambiental, é um dos exemplos do comprometimento da Prefeitura em projetos que visam a recuperação do ambiente urbano, a redução de emissões de gases e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Referência em Smart City

Desde 2018, Curitiba é palco da versão brasileira do Smart City Expo World Congress, maior evento mundial sobre cidades inteligentes. Em sua quinta edição, em março deste ano, contou com 16,8 mil participantes. 

Novo Inter 2 

O Projeto Inter 2 aponta para a evolução do transporte público de Curitiba ao requalificar mais de 38 km de percurso do Inter 2 e do Interbairros II, com impacto em 28 bairros da capital com obras de infraestrutura viária. As novas estações, os prismas solares, serão polos inteligentes e de integração do sistema de transporte multimodal de Curitiba (ônibus, bicicleta, patinetes, táxis, transporte por aplicativo).

Conheça outras iniciativas de Cidade Inteligente de Curitiba:

  • 280 pontos de acesso gratuitos ao Wi-fi Curitiba (a partir de 2021);
  • 95% dos serviços da Prefeitura já são digitais, como Alvará On-Line (2017 a 2024);
  • 600 serviços podem ser solicitados/realizados pelo Aplicativo Curitiba App (2019);
  • 2,2 milhões de usuários do aplicativo Saúde Já, lançado em 2017;
  • 1 milhão de atendimentos por videoconsulta na Central Saúde Já (2020);
  • 32 Faróis do Saber e Inovação: espaço maker (2017 a 2024);
  • 224 projetos realizados no Fab Lab do Cajuru, espaço maker aberto à população para o desenvolvimento de projetos criativos;
  • Os 236 CMEIs da cidade contam com os Faróis Móveis, oficinas maker em um carrinho em forma de farol para os curitibinhas;
  • 1,6 milhão de curitibanos castrados no e-cidadão: base única de dados da Prefeitura;
  • Muralha Digital: CCO interligado a 1,9 mil câmeras fixas, 515 bodycams e 160 câmeras veiculares (2021);
  • 38,9 milhões de atendimentos na Central 156, que ganhou aplicativo (2019): mais de 90% de satisfação;
  • R$ 15 milhões em prêmios do Nota Curitibana (2018 a 2023);
  • 36.857 participantes do Fala Curitiba (presencial, on-line e Fala Móvel) em 2023: 462% de aumento de participação (2017 a 2023);
  • Clique Economia: app de preços mais baratos nos supermercados (2021);
  • Implantação da Controladoria-Geral do Município (2022);
  • Evolução do antigo “Escritório de Processos” para “Serviços Digitais”, com transformação digital nos processos das secretarias e órgãos com automatização de serviços (2022);
  • Lançamento do serviço de pagamento por pix de tributos e dívidas municipais (2023);
  • Primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Curitiba, para a modernização de 100% do parque de iluminação pública: a empresa Engie foi a vencedora do leilão (2023);
  • Criação do Hipervisor Curitiba, que está ajudando antecipar possíveis problemas na cidade em relação a infraestrutura (buracos), meio ambiente e trânsito (2024);
  • Criação da Secretaria Municipal de Inteligência Artificial (2024);
  • Criação da Lei da Inovação (2018) e Lei da Inteligência Artificial (2024);
  • 5 edições do Smart City Expo Curitiba (2018, 2019, 2022, 2023 e 2024), versão brasileira do maior congresso/feira de cidades inteligentes do mundo. A sexta edição será entre 25 e 27 de março de 2025;
  • Criada com a mesma tecnologia da Nasa, a plataforma GeoCuritiba agrega aplicativos, painéis, mapas e dados geográficos utilizados na gestão territorial da cidade.

Em alta