Mais de 500 pessoas foram atendidas nesta sexta-feira (18/8) no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Caximba, com os diversos serviços ofertados pela Ação Integrada promovida pela Prefeitura de Curitiba para regularizar a área da Vila 29 de Outubro e dar condições adequadas de vida aos moradores.
Das 9h às 17h, o Sine Móvel, da Fundação de Ação Social (FAS), fez 60 atendimentos e emitiu 35 Carteiras de Trabalho; 70 pessoas solicitaram o Título de Eleitor, serviço ofertado pelo Tribunal Regional Eleitoral; e 200 foram atendidas pelo programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça, com serviços de reconhecimento de paternidade, divórcio, retificação de nome e orientações jurídicas. Outras 300 pessoas foram atendidas com informações, emissão de certidões de nascimento e casamento e cadastro para castração de animais.
Wesley de Quadros, 20 anos, foi ao Cras para pedir a segunda via da Carteira de Trabalho. “Estou desempregado e preciso voltar a trabalhar. Foi muito bom ter o serviço aqui perto de casa, porque assim não preciso ir até a Rua da Cidadania, que fica longe e levaria pelo menos uma hora para chegar lá”, contou.
Morando no Caximba há pouco mais de dois meses, Jocélia Moreira, 24 anos, também foi ao Cras para fazer Carteira de Trabalho. É a primeira vez que solicita o documento e espera encontrar emprego para ajudar nas despesas da casa, onde vive com o marido. Vinda da localidade de Faxinal da Boa Vista, na região centro-sul do Estado, ela conta que vive da venda de peças feitas de crochê.
Raquel Fernandes de Paula, 18 anos, acompanhou a irmã, Miriam, 16 anos, que também pediu a emissão da Carteira de Trabalho. Ela contou que está em busca de emprego e que nesta segunda-feira (21/8) voltará a estudar, no 1º ano do Ensino Médio. “Não condigo emprego porque não conclui meus estudos e porque nunca trabalhei de carteira assinada. Agora estou fazendo um curso para me qualificar e espero conseguir uma vaga”, disse ela, que vive de “bicos” como babá.
A coordenadora do Cras Caximba, Rosilda Aparecida Araújo, destacou a importância da Prefeitura levar tantos serviços nas comunidades. “É uma ação que traz muito benefícios para a população. Para essas pessoas que estão aqui, vir ao Cras e muito mais prático do que ir até a Rua da Cidadania do Tatuquara, o que depende de ônibus e muitas delas não têm recursos para isso”, disse. Enquanto os pais eram atendidos, as crianças puderam se divertir com várias atividades promovidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
Serviço
AÇÃO INTEGRADA NA REGIONAL TATUQUARA
Bairros: Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.
Sábado, 19 de agosto.
Administração Regional e ações avançadas na Vila 29 de Outubro.
Rua da Cidadania – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº.
Unidade de Saúde Caximba – Rua Delegado Bruno de Almeida, 7.881.
Cras Caximba – Rua Delegado Bruno de Almeida, 8.280.=
Telefone: (41) 3265-4191.
9h – Palestra de planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis.
10h30 – Palestra de Saúde para gestantes e familiares.
13h – Palestra de Saúde para adolescentes.
13 às 16h – Avaliação para colocação de DIU. É necessário agendamento antecipado no posto de Saúde.
18h – Casamento coletivo.
Outros atendimentos*:
Justiça no Bairro – Das 9 às 17 horas.
Atendimentos médico e de enfermagem.
Coleta de preventivo e encaminhamento para mamografia.
Vacinação (conforme indicação).
Avaliação e atendimento odontológico.
Distribuição de medicamentos (conforme indicação)
Orientação e confecção de carteiras para o Armazém da Família.
Cadastramento na Secretaria Municipal da Educação.
Orientações sobre alvarás e licenças para obras
Contação de histórias e divulgação de serviços culturais.
Orientações sobre IPTU, certidões negativas e afins.
*Serviços de Saúde serão realizados entre 8 e 16 horas