Os alunos da Escola Municipal de Educação Especial Helena Wladimirna Antipoff, no Boqueirão, participaram neste mês do projeto-piloto de uma ação de lazer sob rodas, com bicicletas adaptadas.
Organizada pelo núcleo da SMELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude) do Boqueirão, o projeto, ainda em teste, visa promover lazer ativo por meio do ciclismo para crianças com deficiências.
“As nossas crianças precisam desse tipo de envolvimento, porque influencia na sua melhora, autoestima, motivação e alegria. Foi uma ideia maravilhosa e todos os alunos puderam participar”, explicou a diretora da Escola Helena Wladimirna Antipoff, Viviane Rodrigues da Silva.
Bikes e equipamentos
Foram disponibilizadas ainda bicicletas convencionais e adaptadas, como bikes tandem, com dois lugares, especiais para pessoas com deficiências visuais, e handbikes - que são equipamentos similares a uma bicicleta, mas movidos pelo movimento das mãos. As handbikes também podem ser adaptados para o uso de pessoas com deficiências físicas e locomotoras, além de triciclo e charrete.
Segundo Felipe Luiz Bot, chefe de núcleo da SMELJ na Regional Boqueirão e um dos organizadores do projeto, o sucesso da ação é um motivador para expandir a proposta em 2025, acolher ainda mais crianças com deficiências, promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal.