Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Emprego e Inclusão

Ação de Empregabilidade apresenta oportunidades para 60 pessoas com deficiência

Primeira Ação de Empregabilidade 2023 para pessoas com deficiência. Curitiba 28/03/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A primeira Ação de Empregabilidade de 2023 aconteceu nesta terça-feira (28/3), na sede do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Cristo Rei. Promovido pelo departamento em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), o evento fez parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba e atraiu, em três horas de evento, cerca de 60 interessados nas vagas de emprego oferecidas.

As 300 vagas foram ofertadas por empresas que participaram do evento e pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Pryscilla Teixeira, responsável pelo Setor de Inclusão na empregabilidade da SGM, e uma das organizadoras da Ação, comenta que a expectativa de empresas participantes foi superada. Eram esperadas 14 empresas, mas 16 participaram, o que é ótimo, pois as chances de contratação para os candidatos aumenta.

“Além de a inclusão ser uma pauta social importante, há uma lei que determina às empresas com mais de 100 funcionários contratarem pessoas com deficiência. Em ações como a de hoje, conseguimos fazer um 'match' das pessoas com as empresas”, comentou Pryscilla.

Para as empresas, a ação é benéfica, pois facilita a criação de quadros funcionais mais diversos e inclusivos. A Cidade Júnior funciona como ponte entre empresas e futuros empregados, é um divulgador de vagas para aprendizes. Na ação desta terça, ofereceu vagas no Hospital São Lucas. A diretora-geral, Nicole Bressan, relata que contratou um dos funcionários da Cidade Júnior na última Ação de Empregabilidade e ficou animada com esta edição, que reuniu mais candidatos do que as últimas.

Oportunidades para os candidatos

Para os candidatos, a ação aproxima sua realidade de um emprego. Marina Ludvich Vianey é uma das pessoas que foi até a ação em busca de uma nova oportunidade de emprego. Marina é surda e já trabalhou na área de produção em empresas como a Electrolux e Gestamp. Agora, busca crescimento profissional em uma nova área.

Na Ação de Empregabilidade, Marina conversou com os recrutadores da empresa Rodonaves, que conheciam a Língua Brasileira de Sinais, e conquistou uma entrevista para um cargo administrativo.

Além de pessoas com deficiências físicas, o evento também abrange aqueles com deficiências intelectuais, como Bruno Tedesco, de 19 anos, que está no espectro autista e foi à ação acompanhado de sua mãe, Débora. “Esse tipo de ação é muito importante, eu percebo pelo Bruno, que busca seu primeiro emprego. O autismo o impede de fazer as entrevistas, então a maioria das empresas não sabe lidar e a gente viu na ação uma oportunidade muito boa pra ele”, comenta Débora.