A Unidade de Saúde Vila Clarice (US) promoveu nesta quarta-feira (31/5) com apoio da Regional Pinheirinho, várias atividades em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. Organizada na Paróquia São Miguel, no bairro Fanny, a ação reuniu moradores da região, idosos e vários participantes do Grupo de Conscientização do Tabagismo e do Grupo Alegria, que há mais de 20 anos atende na unidade.
Além da conscientização contra o tabagismo e cuidados recorrentes com a saúde, foram promovidas atividades laborais e lúdicas de dança de salão, ritmo, alongamento e movimento corporal, para estimular a prática de exercícios físicos para a qualidade de vida e redução do estresse e da ansiedade.
Combate
Os participantes receberam ainda informações do Programa Municipal de Combate e Cessação do Tabagismo e também orientações sobre a campanha de prevenção e controle ao mosquito da dengue.
A atividade também substituiu a Caminhada Pinheirinho, prevista para a manhã desta quarta-feira, mas cancelada em virtude das chuvas na região. O evento também contou com o apoio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com suporte do professor de Educação Física Gilmar de Oliveira Goncalves.
Esclarecimento social
Ana Paula Machado, coordenadora do Programa Municipal do Combate e Cessação do Tabagismo, destacou a importância do esclarecimento social, principalmente em datas importantes como o Dia Mundial sem Tabaco. Além disso, a coordenadora ressaltou o trabalho desenvolvido em Curitiba para prevenção, cuidado e tratamento de pessoas dependentes do vício.
“Hoje, o Programa Municipal do Combate e Cessação do Tabagismo atende 45 grupos da cidade, presencias e virtuais. Damos apoio direto nas unidades de saúde ou por telefone quando o cidadão busca de assistência, para abordagem mínima, agendamento de consulta clínica e monitoramento”, diz Ana Paula. O telefone é 3350-9000
Monitoramento
Atualmente, o programa monitora 275 pessoas fumantes para atendimento de saúde. Os pacientes recebem acompanhamento clínico, médico e psicológico por 12 meses.
Em termos efetivos, o projeto consegue, em média, 30% de cessação dos tabagistas. Este índice representa o percentual de pessoas que pararam de fumar a partir do tratamento e do trabalho de conscientização promovidos pelo Programa Municipal de Combate e Cessação do Tabagismo.
O índice alcançado está também na média mundial e é considerado um patamar alto de recuperação em comparação com as recaídas.
Engajamento
A aposentada Roseli Terezinha Guedes, do Grupo Alegria, apoia a ação e reforça importância de transmitir o esclarecimento à sociedade e também à família do fumante. “Todas essas atividades são muito importantes para lembramos do problema causado pelo cigarro e o fumo. Graças a Deus, eu não tenho ninguém na família com esse problema, mas estamos sempre conversando e conscientizando os mais novos também”, disse.
Reinaldo Boaron, administrador regional do Pinheirinho, destacou a parceria com as instituições do município e também o envolvimento da comunidade. “A ação envolve várias áreas e a comunidade da região para reforçar, de um modo lúdico, divertido e expressivo, o aspecto da conscientização sobre o problema do tabagismo e o valor dos cuidados recorrentes com a saúde”, reforçou.
Valor preventivo
Claudia Maciel de Lima, autoridade sanitária local da Unidade de Saúde Vila Clarice, avaliou a importância do valor preventivo da ação. “Esse exemplo de atividade é muito importante para se pensar em saúde e no aspecto da qualidade de vida, principalmente, como algo preventivo para as pessoas e toda a comunidade”, destacou.
Para Marcia Inês Marmilicz Kucarz, chefe do Distrito da Saúde Pinheirinho, o evento marca um dia muito importante para toda a sociedade. “É uma iniciativa fundamental para incentivar a saúde e a qualidade de vida com o envolvimento direto da comunidade, em parceira com o Município, com foco na prevenção e conscientização das pessoas. Pois nós queremos que as pessoas busquem as unidades de saúde muito mais para prevenção do que para o tratamento”.