Até esta quinta-feira (22/9) cães e gatos da Vila 29 de Outubro, no Caximba, recebem atendimentos básicos de saúde, vacinação e microchipagem em uma ação da Rede de Proteção Animal do município. A unidade móvel de atendimento veterinário está estacionada na Igreja São João Batista (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8.031, Caximba).
Já castradas pelo Programa Municipal de Castração Gratuita, as duas cachorrinhas adotadas do aposentado João Dirceu Anssai aguardavam a sua vez de tomar as vacinas. Nem o friozinho que fazia na manhã desta quarta-feira (21/9) desanimou o tutor a levar os animais para receber esse cuidado.
“Vamos aproveitar e colocar o chip de identificação nelas”, disse João Dirceu, ao fazer carinho na Preta e na Pintada, que estão com ele há cerca de cinco anos. "Agradecemos muito por essas oportunidades que a Prefeitura nos dá”, completou.
A dona de casa Maria Eliane da Silva foi com o filho Guilherme Henrique, de 12 anos, receber orientações e levar para os primeiros cuidados os cãezinhos Thor e Mylo, que foram adotados há cerca de cinco meses. “Conseguimos fazer os cuidados em casa e comprar alimentação para eles, mas nem sempre sobra dinheiro para vacinar e dar remédios”, contou ela. “Que bom que podemos trazer os dois aqui hoje”, comemorou.
Para a recicladora Laura Maria Vergopolan dos Anjos, além de poder dar os cuidados básicos gratuitamente às cachorrinhas Lili e Fifi e à gatinha Mimi Pintadinha, a vantagem é fazer isso perto de casa. “Aqui é melhor para trazer as meninas”, reconheceu.
As três chegaram confortavelmente em um carrinho de mão levadas pelo marido de Laura, o também reciclador João Carlos Chaves.
A ação
Desde segunda-feira (19/9) foram atendidos cerca de 250 animais dos moradores da Vila 29 de Outubro, com cadastros feitos pelo Escritório Local do Caximba (ELO). Os atendimentos prevêem realização de exames clínicos básicos, vacinação antirrábica e polivalente, além da administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas em parceria com o Programa de Residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O programa é voltado a protetores de animais e tutores que sejam beneficiários dos Armazéns da Família e realizado por meio de um termo de cooperação assinado em 2018 com a Medicina Veterinária da UFPR. Desde então, mais de 15 mil animais foram beneficiados.
Novas datas em outras regiões da cidade devem ser divulgadas em breve.