Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conhecimento compartilhado

Acadêmicos da Unibrasil aprendem sobre importância da visão humanista na construção de cidades inteligentes

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, valoriza visão humanista e inovação para gestão de cidades inteligentes em palestra, organizada pela direção da Unibrasil, Curitiba, 26/03/2024. Foto: Valdelino Pontes

Em palestra na Unibrasil, em Curitiba, nesta terça-feira (26/3), o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, expôs aos acadêmicos dos cursos de Arquitetura, Engenharia e Administração a importância da visão humanista em gestão pública, sob a égide da inovação, criatividade e responsabilidade social com os cidadãos, para a construção de cidades inteligentes e verdadeiramente sustentáveis.

Segundo Eduardo Pimentel, uma cidade inteligente carrega não apenas a insígnia da tecnologia, mas também outras atribuições fundamentais para o desenvolvimento pleno em todos os setores públicos e sociais. “Uma cidade inteligente não é apenas tecnológica, mas humana, prioriza as pessoas, os cidadãos, tem responsabilidade fiscal, cuidado com o progresso social, com o meio ambiente e preceitos de sustentabilidade alinhados também com a agenda global”.

Reconhecimento fiscal

Na palestra, organizada pela direção da Unibrasil, o vice-prefeito destacou o reconhecimento de Curitiba no Brasil e internacionalmente, como exemplo de gestão, sustentabilidade e inovação. Os prêmios recebidos por Curitiba, de acordo com Eduardo Pimentel, respondem, em primeiro lugar, à capacidade de inovação da cidade e ao sucesso do plano de ajuste fiscal de Curitiba, implementado logo no começo da gestão, ainda em 2017.

Segundo ele, o ajuste fiscal, adotado pela gestão do prefeito Rafael Greca, permite à cidade garantias financeiras legais para alocar mais recursos, trazer novos investimentos em várias áreas, sobretudo em inovação, criatividade e tecnologia, bem como firmar acordos e financiamentos com várias organizações e instituições financeiras.

Avanços gerais

Ainda na conferência, Pimentel citou avanços importantes na cidade nos últimos anos e investimentos comprovados na ordem de R$ 2 bilhões, principalmente em mobilidade urbana, na área da saúde e em segurança alimentar.

Entre os projetos citados por Eduardo Pimentel, destaque para o Bairro Novo da Caximba, a Pirâmide Solar de Curitiba, a implantação do BRT Leste-Oeste, as hortas comunitárias, a transição para a eletromobilidade com novos ônibus movidos à energia limpa e a mudança de matriz energética na cidade, além da Central de Atendimento 156 e o Aplicativo Saúde Já.

“Nós fomos eleitos a cidade mais inteligente do mundo no ano passado (2023), superando cidades como Nova Iorque, por exemplo, e muita gente ainda não acredita. Hoje (terça-feira, 26) também fomos eleitos como a cidade mais igualitária socialmente do Brasil. Tudo isso se deve a uma gestão humana, responsável fiscalmente, preocupada com o meio ambiente, com sustentabilidade e o lado social, a partir de planejamento, tecnologia e visão de futuro”, destacou ainda Eduardo Pimentel.

Em alta