Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reforço no atendimento continua

Abrigos da Prefeitura de Curitiba acolhem mais de 1.300 pessoas a cada noite deste fim de semana

Abrigos da Prefeitura de Curitiba acolhem mais de 1.300 pessoas a cada noite deste fim de semana. Foto: Divulgação

A Fundação de Ação Social (FAS) intensificou os serviços de abordagem social e acolhimento nas noites de sábado (29/6) e domingo (30/6), quando a temperatura mínima chegou a 3ºC. Com o trabalho intensificado, 1.347 pessoas foram acolhidas nos abrigos municipais no sábado. No domingo, foram 1.322 atendimentos nas 31 unidades disponíveis na capital, onde a população de rua pode se higienizar, se alimentar e se proteger, especialmente à noite, quando o frio é mais severo.

Ao longo do fim de semana, as equipes de educadores sociais realizaram 492 abordagens, das quais 170 pessoas aceitaram o acolhimento, incluindo uma família que foi levada para um apartamento social mantido pela FAS para atender casais com filhos. Apesar do frio intenso, em 300 abordagens as pessoas recusaram o atendimento e preferiram permanecer nas ruas.

Cobertores

Para aqueles que recusaram o acolhimento e estavam com pouca proteção contra o frio, as equipes da FAS distribuíram 110 cobertores. A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, ressaltou que, além de distribuírem cobertores e mantas térmicas, as pessoas que recusam acolhimento são monitoradas, principalmente durante a noite. "Nosso objetivo é preservar a vida dessas pessoas, evitando agravos à saúde ou até mesmo a hipotermia, que pode ocorrer quando as temperaturas são inferiores a 8ºC", explicou.

Das abordagens realizadas, 260 foram solicitadas pela Central 156 – o canal de comunicação da Prefeitura com a população –, e 232 resultaram de busca ativa, quando as equipes da FAS saem às ruas à procura de pessoas desabrigadas. Em 82 solicitações ao 156, as equipes foram ao local indicado, mas não encontraram ninguém.

Durante o fim de semana, duas pessoas foram levadas para unidades de saúde pelos educadores sociais e outras duas necessitaram de atendimento médico do Samu. Além disso, 14 pessoas, até então desconhecidas das equipes, puderam fazer o Cadastro Único, sistema do governo federal necessário para o acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família.

Ação intensificada continua

Com a previsão de continuidade do frio, a FAS manterá a ação intensificada nesta segunda-feira (1/7) e terça-feira (2/7). A Prefeitura pede a colaboração da população para proteger as pessoas em situação de rua, orientando que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Atualmente, a FAS dispõe de 1.549 vagas de acolhimento em 31 unidades, próprias e parceiras, número que pode ser ampliado conforme a necessidade.

Em alta