Na manhã deste sábado (14/10), equipes da Administração Regional do Tatuquara estiveram na área irregular do bairro Caximba, no sul da cidade, para conferir a situação das casas atingidas pela forte chuva de quinta-feira (12/10). A água baixou e, assim, 19 das 20 pessoas que foram alojadas pela FAS (Fundação de Ação Social da Prefeitura) na Escola Municipal Joana Raksa estão voltando para casa. Apenas uma pessoa vai ficar temporariamente na casa de um amigo até que a situação da sua residência se normalize.
A solidariedade marcou a permanência das 20 pessoas, de 11 famílias, nas acomodações providenciadas pela Prefeitura de Curitiba. Nessa sexta-feira (13/10), elas almoçaram refeições preparadas e doadas pelo Restaurante Jeito Mineiro. O estabelecimento fica no Centro, a quase 20 quilômetros do local.
Depois de almoçar, as famílias foram divididas em grupos de homens e mulheres e levadas para tomar banho. Os homens foram encaminhados para o Centro Pop Boqueirão e as mulheres, com as crianças, para a Unidade de Acolhimento Institucional Parigot de Souza, também na Regional Boqueirão.
Na volta do banho, os dois grupos lancharam. Os pães para os sanduíches servidos nessa refeição foram doados pela ONG (Organização Não-Governamental) Amigos Tatu do Bem, da Regional Tatuquara. O jantar foi por conta dos voluntários do Programa Mesa Solidária da Vila Dom Bosco, no bairro Campo de Santana. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN),
A escola foi aberta no fim da tarde de quinta-feira pela Secretaria Municipal da Educação para receber as famílias e também acolher seus animais de estimação. São quatro cães, alimentados com ração.
Resgate e acolhimento
O resgate e o acolhimento do grupo foi feito pelas equipes de diferentes órgãos municipais que passaram a última semana monitorando a região e montaram uma operação que envolveu agentes treinados, tecnologia e equipamentos de suporte.