Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cuidado sanitário

Abrasel-PR apresenta proposta de mudança no atendimento dos restaurantes

Prefeito Rafael Greca com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, conversam sobre regramento sanitário para abertura de pequenos restaurantes, com o presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart Junior e o diretor executivo Luciano Bartolomeu. Curitiba, 28/04/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel receberam nesta terça-feira (28/4), no Palácio 29 de Março, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Nelson Goulart Junior, e o diretor executivo da entidade, Luciano Bartolomeu. Em pauta, a proposta de regramento sanitário para o futuro funcionamento dos pequenos estabelecimentos do setor de alimentação durante e após a pandemia do novo coronavírus.

Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), a Abrasel-PR criou uma cartilha e ministrará cursos de treinamento pela internet para orientar os proprietários desses restaurantes, principalmente os que funcionam em sistema “buffet”, na adaptação dos seus espaços e na forma de atendimento dos seus clientes. O manual foi entregue ao prefeito e também irá passar pela avaliação da vigilância sanitária de Curitiba.

De acordo com a entidade, a cidade abriga atualmente cerca de 12 mil estabelecimentos com o perfil que será atendido pelas regras em análise e emprega mais de 72 mil pessoas. “A proposta é que os restaurantes passem a trabalhar como rotisseria, onde a comida fica protegida por chapas de vidro ou acrílico, o cliente escolhe o que deseja comer e o funcionário monta e entrega o prato pronto. Já fizemos estudos e orçamentos para passar aos nossos associados”, disse Goulart ao também afirmar que o modelo proposto irá minimizar o desperdício de comida.       

O prefeito elogiou a iniciativa da Abrasel-PR de favorecer a adaptação do setor à realidade do tempo de covid-19, destacou que as barreiras impostas pela pandemia devem ser respeitadas para o bem da saúde das pessoas que vivem em Curitiba e que, no momento de afastamento do risco de contaminação, a economia será estimulada para que a normalidade seja reestabelecida. 

“Temos que trabalhar nossa economia com garantias de saúde, com responsabilidade social. Coisa que eu percebo nesse guia da Abrasel, que logo será editado e disponibilizado aos interessados. Que o pão abençoado dos proprietários e trabalhadores desses restaurantes possa ser ganho com gradativa progressão, sempre dentro do controle feito sobre o quadro de pandemia que nos aflige e entristece”, apontou Greca. 

A previsão do presidente da Abrasel-PR é de que o guia esteja pronto nos próximos dias e, em seguida, estará disponível para seu público-alvo.

Em alta