Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Curitiba oferece o curso Direitos Humanos na Prática. O formato do curso é em educação à distância (EAD), dentro do portal Aprendere, e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 15 de novembro. O curso tem 60 horas de duração e é dividido em cinco subcursos.
O conteúdo das aulas é gravado ficará disponível até o dia 15 de dezembro. Todos que concluírem recebem um certificado do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
O curso Direitos Humanos na Prática é uma parceria entre Assessoria de Direitos Humanos (ADH), Secretaria do Governo Municipal (SGM), Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). As formações são gratuitas e abertas à população, conselhos tutelares, conselhos de direitos, profissionais da Prefeitura de Curitiba e de demais órgãos públicos.
A assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni, explicou que os cursos respondem a uma demanda efetiva da população, além de se tratar de uma prioridade da gestão. “Com essas informações e conhecimentos queremos promover uma mudança de comportamento por meio de uma atuação cidadã e empática com o próximo e suas diversidades”, afirmou Elenice.
Respeito às diversidades
A servidora Juliana Rech Iung há um ano trabalha na Assessoria de Direitos Humanos e já concluiu o curso. Agora ela se sente mais preparada para atender o cidadão que procura os serviços da Prefeitura de Curitiba.
“Adquiri muito conhecimento e informação para atender o cidadão. É um curso em respeito ao ser humano. Não importa a cor da pessoa ou qual a orientação sexual que escolheu, tudo gira em torno do respeito. Com o curso me senti melhor preparada para atender e respeitar as diversidades de cada pessoa”, afirmou Juliana.
Temas
Durante as formações são apresentados conquistas e desafios que ocorreram ao longo da história, caracterizados por um processo de lutas e de defesa de direitos.
O curso abordará as seguintes temáticas:
1- Direitos Humanos, Desafios e Conquistas;
2- Direitos Humanos e a Igualdade de Gênero;
3- Direitos Humanos Promoção e Proteção das Pessoas em Situação de Rua;
4- Direitos Humanos e a Diversidade Sexual;
5- Direitos Humanos e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial.
O curso ficará disponível até o dia 15 de dezembro de 2022 no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Imap, porém o inscrito poderá estudar a qualquer hora, otimizando o tempo. Os módulos são sequenciais e cada subcurso ficará disponível somente após a conclusão de todos os módulos anteriores.
O certificado digital ficará disponível após o término do curso e, para certificação, o participante deverá assistir a todas as videoaulas; realizar as atividades avaliativas e obter nota mínima 7.0; e responder a Avaliação do Curso/Ação.