Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Identidade do país

A cultura irriga as raízes do povo, afirma Greca no Fórum Nacional de Secretários em Curitiba

Prefeito Rafael Greca, participa da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, no Memorial de Curitiba. Curitiba, 03/05/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu representantes dos 22 estados brasileiros na capital paranaense para o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e discute políticas públicas e avanços para a área em todo o país.

Os secretários estaduais foram recepcionados no Memorial de Curitiba, complexo cultural que conta a história da cidade por meio de exposições, teatro, música e obras de arte. Eles foram recebidos com um recital de canto lírico da soprano Ornella de Lucca, acompanhada pelo pianista Jeferson Ulbrich.

Greca destacou a importância da cultura para a sociedade brasileira. "A cultura é a essência que nos une, e uma nação sem cultura não existirá". Segundo o prefeito, a cultura irriga as raízes do povo.

Além dos secretários estaduais, o evento contou com a presença de autoridades da área cultural, como a diretora da Empresa Brasileira de Comunicação, Antonia Pelegrino, a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Carta do Paraná

Esta quinta-feira (4/5), último dia do evento, será dedicada à redação da Carta do Paraná, documento que formalizará avanços e decisões discutidos em Curitiba. Segundo o presidente do fórum, Fabrício Noronha, o evento é fundamental para a construção de uma cultura cada vez mais forte e unida em todo o país.

O Memorial de Curitiba, local onde ocorreu a recepção dos secretários estaduais, é um espaço cultural projetado nos 300 anos da capital paranaense, com arquitetura moderna inspirada na Araucária, símbolo do Paraná. O complexo conta com exposições permanentes e temporárias, teatro, música e é palco de seminários, palestras e oficinas.

Para o prefeito Rafael Greca, o Memorial de Curitiba é o símbolo da identidade da cidade e do amor que seus moradores têm por ela.