Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Veja o cronograma

A covid ainda mata: Curitiba começa aplicação do 1º reforço da vacina nas crianças

Vacinação da 1ª dose de reforço das crianças nascidas até 2012 na US Mãe Curitibana. Na imagem Leonardo Von Linsingen, de 11 anos - Curitiba, 16/03/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou a aplicar, nesta quinta-feira (16/3), a 1ª dose de reforço da vacina anticovid em crianças nascidas até 2012. Nesta sexta-feira (17/3), será a vez das nascidas até 2013.

As próximas faixas etárias do grupo serão convocadas em breve, até englobar todas as crianças de 5 a 11 anos, conforme determina o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Aqueles que não puderem comparecer na data da convocação, devem procurar um ponto de vacinação assim que possível para colocar a situação vacinal da criança em dia.

A vacinação desta faixa etária acontece de segunda à sexta-feira, em 106 unidades de saúde da capital, das 8h às 17h. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.  

A funcionária pública federal Lorena Von Linsingen, 55 anos, aproveitou o primeiro dia de convocação para levar o filho Leonardo Von Linsingen, de 11 anos, para receber o reforço da vacina anticovid e ficar mais protegido.

“Eu vi a notícia no site da Prefeitura. Tirei ele mais cedo da escola hoje, para vir já tomar a vacina”, contou Lorena. “Não podemos deixar de trazer para vacinar”, disse.

Lorena contou que a família teve covid-19 em janeiro do ano passado e ela acredita que a doença foi na forma mais branda, porque todos estavam vacinados. “E nunca tivemos reação à vacina”, complementa.

Leonardo, de uniforme escolar, estava animado. “Acho legal tomar a vacina para não pegar covid”, disse.

“É importante que os pais e responsáveis levem novamente as crianças para receber esse reforço e manter a proteção dos nossos curitibinhas”, orientou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Orientações para receber a vacina

O público convocado para o reforço recebe uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para receber o imunizante, além de se enquadrar na faixa etária chamada, é preciso ter recebido a 2ª dose há 120 dias ou mais.

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

Em alta