A 42ª Oficina de Música de Curitiba, marcada para acontecer entre os dias 22 de janeiro e 2 de fevereiro, reabriu as inscrições para cursos que exigem seleção prévia. Neste processo, os professores classificam os candidatos como participantes ou ouvintes. Os interessados têm até o dia 8 de janeiro para se candidatar a uma das 800 vagas disponíveis, distribuídas em 90 cursos.
As atividades que não exigem seleção continuam com inscrições abertas até o dia 15 de janeiro, ou até o preenchimento total das turmas. Até o momento, cerca de 70% das vagas já foram preenchidas.
As aulas serão realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e as inscrições podem ser feitas no site oficial da Oficina de Música. Os valores para cursos de instrumentos chegam a até R$ 150, com descontos progressivos para quem se inscrever em mais de um curso.
Destaques da programação
A Oficina contará com cerca de 100 professores, incluindo nomes nacionais e internacionais vindos de países como Alemanha, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Para cursos ministrados em língua estrangeira, tradutores estarão disponíveis.
Na música erudita, destaques incluem Fabio Martino (piano), Matias Oliveira Pinto (violoncelo), Camila Barrientos (clarinete), Fábio Zanon (violão) e Carmelo de los Santos (violino). Na música antiga, estão confirmadas presenças como Elizabeth Kenny (teorba e alaúde), Susanne Regel (oboé) e Hélène Brunet (canto barroco).
Na música popular brasileira, grandes mestres como Frederico Heliodo (contrabaixo), Gabriel Selvage (violão), Elisa Meyer (bandolim e prática de choro), João Paulo Amaral (viola caipira) e Paulo Braga (piano e prática de conjunto) marcam presença.
Além disso, a programação inclui cursos inovadores nas áreas de música e tecnologia, com DJ Popson e Helena Sofia, além de oficinas voltadas para inclusão, como neuroeducação musical com Viviane Louro e estratégias de ensino para autismo com Liana Monteiro.
Espaço para crianças
O projeto A Festa das Brincanções, liderado por Nélio Spréa e Luana Godinho, levará atividades de musicalização infantil para as dez regionais de Curitiba. O curso de regência e prática de coro infantojuvenil, ministrado pela regente carioca Maria José Chevitarese, também faz parte da programação.
Serviço
42ª Oficina de Música de Curitiba
de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Candidatos têm até 8 de janeiro para se inscreverem nos cursos com processo seletivo e 15 de janeiro para os cursos livres
Mais informações: oficinademusica.curitiba.pr.gov.br ou no portal do aluno aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br