Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
42ª Oficina de Música de Curitiba

42ª Oficina de Música de Curitiba tem inscrições reabertas para cursos com seleção prévia

42ª Oficina de Música de Curitiba tem inscrições reabertas para cursos com seleção prévia. Foto: Cido Marques

A 42ª Oficina de Música de Curitiba, marcada para acontecer entre os dias 22 de janeiro e 2 de fevereiro, reabriu as inscrições para cursos que exigem seleção prévia. Neste processo, os professores classificam os candidatos como participantes ou ouvintes. Os interessados têm até o dia 8 de janeiro para se candidatar a uma das 800 vagas disponíveis, distribuídas em 90 cursos. 

As atividades que não exigem seleção continuam com inscrições abertas até o dia 15 de janeiro, ou até o preenchimento total das turmas. Até o momento, cerca de 70% das vagas já foram preenchidas. 

As aulas serão realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e as inscrições podem ser feitas no site oficial da Oficina de Música. Os valores para cursos de instrumentos chegam a até R$ 150, com descontos progressivos para quem se inscrever em mais de um curso. 

Destaques da programação 

A Oficina contará com cerca de 100 professores, incluindo nomes nacionais e internacionais vindos de países como Alemanha, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Para cursos ministrados em língua estrangeira, tradutores estarão disponíveis. 

Na música erudita, destaques incluem Fabio Martino (piano), Matias Oliveira Pinto (violoncelo), Camila Barrientos (clarinete), Fábio Zanon (violão) e Carmelo de los Santos (violino). Na música antiga, estão confirmadas presenças como Elizabeth Kenny (teorba e alaúde), Susanne Regel (oboé) e Hélène Brunet (canto barroco). 

Na música popular brasileira, grandes mestres como Frederico Heliodo (contrabaixo), Gabriel Selvage (violão), Elisa Meyer (bandolim e prática de choro), João Paulo Amaral (viola caipira) e Paulo Braga (piano e prática de conjunto) marcam presença. 

Além disso, a programação inclui cursos inovadores nas áreas de música e tecnologia, com DJ Popson e Helena Sofia, além de oficinas voltadas para inclusão, como neuroeducação musical com Viviane Louro e estratégias de ensino para autismo com Liana Monteiro. 

Espaço para crianças 

O projeto A Festa das Brincanções, liderado por Nélio Spréa e Luana Godinho, levará atividades de musicalização infantil para as dez regionais de Curitiba. O curso de regência e prática de coro infantojuvenil, ministrado pela regente carioca Maria José Chevitarese, também faz parte da programação. 

Serviço

42ª Oficina de Música de Curitiba
de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Candidatos têm até 8 de janeiro para se inscreverem nos cursos com processo seletivo e 15 de janeiro para os cursos livres
Mais informações: oficinademusica.curitiba.pr.gov.br ou no portal do aluno aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br