Na próxima quarta-feira (29/5) Curitiba participa da 30ª edição do Dia do Desafio, mobilização mundial que tem o objetivo de estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo, por meio da prática regular de atividades físico-esportivas.
Idealizada pela FISA (The Association For International Sport for All) e pela ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO, no Brasil a ação é coordenada pelo SESC e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que está preparando uma séria de atividades nas 10 regionais de Curitiba.
Segundo o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, a ideia é incentivar a prática de atividade física e estimular um hábito diário de bem-estar, saúde e qualidade de vida, em meio ao público.
"O Dia do Desafio representa uma valiosa ocasião para fomentar a importância da atividade física e nutrir uma cultura de bem-estar e vitalidade em nossa sociedade, reforçando o compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida de nossa comunidade”, disse Pijak.
Com atividades físicas em vários espaços da cidade e nas repartições públicas do município ao todo serão 122 atividades como a ação especial na Rua XV, na Prefeitura, na Secretaria de Saúde, no Turismo, Fundação Cultural, além do Pedala Noturno, que na quarta-feira tem concentração na Rua da Cidadania do Cajuru, a partir das 19h30min.
Destas ações, 42 são abertas ao público em geral. Confira as atividades, no portal Guia Curitiba.
Rua XV
Em frente ao relógio da Praça Osório a partir das 9h da manhã, uma ação em parceria com SESC Paraná e com a participação da Família Folhas, vai oferecer Aferição de pressão e teste de glicemia (9h as 17h), Plataforma 360° (09h às 13h), Cabine de foto (13h às 17h) e óculos de realidade virtual, onde as pessoas vão poder participar de jogos virtuais que promovem a atividade física.
QRCode
Quem praticar uma atividade em casa ou em qualquer lugar da cidade pode registrar por meio do QRcode disponibilizado pelo SESC-PARANÁ.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.