Desde que foi criado em 7 de fevereiro de 1984, o 156 expandiu significativamente sua atuação e tornou-se uma unidade de gestão das demandas da população – além do atendimento direto aos cidadãos, também fornece subsídios importantes para tomada de decisão do poder público.
A avaliação é de Ozires de Oliveira, coordenador de atendimento ao cidadão do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), órgão responsável pela operacionalização do serviço, cuja responsável é a Secretaria de Governo Municipal. “O 156 é um termômetro do que acontece na cidade”, diz ele, que trabalha há 15 anos no serviço.
Dessa forma, é possível saber quais são as maiores demandas da população, com recorte de períodos e regiões da cidade, o que se transforma numa ferramenta importante para ações bem calibradas da administração. “Esse é um ponto fundamental do serviço”, destaca Luiz Fernando Jamur, secretário de Governo Municipal. “Nos permite trabalhar focados nas principais necessidades da população.”
Além disso, completa Oliveira, o 156 é uma forma democrática de servir aos moradores, independentemente do nível socioeconômico ou da região da cidade em que ele mora. “Todos podem passar sua demanda e cobrar por ela”, afirma.
Na sua origem, há 33 anos, uma época sem internet, o serviço tinha o objetivo de diminuir as filas de atendimento e aproximar a população da administração.
Com o passar dos anos, foi sendo incrementado, tornando-se hoje uma central com atendimento telefônico (ainda preponderante) e pela internet, na qual mantém um portal que oferece além de atendimento acesso a uma série de dados estatísticos e informações, como os serviços que podem ser solicitados.
No fim dos anos 1990, o sistema passou a integrar todas as secretarias municipais, centralizando a base de dados. Isso foi fundamental expandir e dar eficiência à sua atuação.
Serviço:
A central funciona 24 horas por dia. Pode ser acessada pelo telefone 156 ou pela internet (site e chat), no endereço www.central156.org.br.
