Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sábado de trabalho

1,5 mil pessoas participam do Mutirão de Empregos

Mutirão de Emprego da ONG Alcance Social em parceria com a Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 09/11/2024. Foto: Sandra Lima/FAS

Enquanto sábado é dia de folga para alguns, para muitos é dia de trabalho. Este sábado (9/11), em especial, foi dia de 1,5 mil pessoas buscarem um novo trabalho em Curitiba. Das 9h às 15h, esses curitibanos participaram de um Mutirão de Empregos no bairro Novo Mundo que ofertou mais de 1 mil vagas. 

Realizado pela ONG Alcance Social e com apoio da Prefeitura, o evento reuniu 19 empresas, com suas equipes de Recursos Humanos para realizar as entrevistas com os interessados nas vagas. 

O analista comercial e estudante de Administração Elvis Batista Tavares, 32 anos, deixou o emprego anterior na sexta-feira (8/11) e já no dia seguinte foi ao mutirão em busca de uma nova oportunidade na sua área de atuação. Ele aprovou o formato do evento. 

“Achei interessante porque é difícil achar trabalho. Aqui, várias empresas estão juntas para ofertar vagas, o que facilita”, disse Tavares.

Olho no olho

Consuelo Fernanda Muniz Queiroz, 55 anos, quer voltar ao mercado de trabalho depois de 7 anos dedicados ao cuidado de familiares doentes, entre eles, o marido, que morreu devido a um câncer. 

A procura era por trabalho vaga nas áreas de vendas, recepção, tele-atendentimento. Ela estava receosa devido ao longo tempo que ficou sem carteira assinada, mas saiu confiante, com encaminhamento de contratação de duas empresas.

“Foi uma oportunidade maravilhosa porque não fica só naquela coisa de cadastrar o currículo. O olho do olho é outra coisa. Aqui, os entrevistadores te acolhem”, disse, satisfeita. 

Parada Social

A iniciativa faz parte da programação da Parada Social, evento que, em sua 5ª edição, contou com apoio de 600 voluntários. Além do mutirão de empregos, foram realizados diversos serviços gratuitos, como corte de cabelo e barba, atendimento médico, odontológico e jurídico.

Entre as empresas, ofertaram vagas a Boi and Beer, Giraffas, Rgis Inventários, Wbx Construtora, Elco Engenharia, Daju, Droga Raia, Condor e do Grupo Mariah, especializada em gestão de pessoas.

A analista de Recursos Humanos do grupo Nissei, Francine de Pauli, destacou que o mutirão beneficia tanto as empresas quanto os trabalhadores. “Hoje, viemos com 316 vagas nesse evento maravilhoso. Trouxemos as vagas que precisamos preencher e também ajudamos a população”, destacou. 

Ao todo, foram ofertadas vagas de atendente de mesa, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, cozinheiro geral, atendente de restaurante, auxiliar operacional de logística, pedreiro, carpinteiro, armador, encanador industrial, servente de obras, montador de centrais elétricas, almoxarife, vendedor, assistente de vendas e atendente de farmácia.

Liceu de Ofícios 

Esta é a segunda edição da Parada Social que conta com a parceria da Prefeitura. A primeira foi em junho e atendeu mais de 700 trabalhadores.

A Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política do trabalho em Curitiba, ofertou vagas que estão cadastradas no Sistema Nacional de Empregos (Sine). E promoveu ainda o programa Liceu de Ofícios e Inovação, de cursos gratuitos para o desenvolvimento pessoal e qualificação profissional.

A  parceria da Prefeitura, por meio da FAS, com a Alcance Social demonstra como a colaboração entre o setor público e organizações sociais pode melhorar a vida dos cidadãos e apoiar o desenvolvimento comunitário.

Serviços gratuitos

A Parada Social também promoveu diversos serviços como corte de cabelo masculino e feminino, estética facial e manicure, massagem, consultorias de assistência social, jurídica, habitacional, contábil e dependência química. 

Profissionais da Saúde realizaram atendimentos médico, nutricional, avaliação física, fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia e psicologia.

O evento também teve bazar com roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, vendidos a preços populares e com os valores repassados aos projetos mantidos pela Alcance Social, e feira de adoção de animais.