O prefeito em exercício Eduardo Pimentel confirmou presença na abertura da 1ª Expo Favela do Paraná, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro no Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento foi lançado em São Paulo, no ano passado, e começa a acontecer em outras cidades brasileiras.
O convite para a exposição foi recebido no gabinete de Pimentel na Prefeitura, nesta quinta-feira (28/9), durante encontro com o presidente estadual da Central Única das Favelas (Cufa), José Antônio Campos Jardim, e o copresidente e diretor de captação da entidade, Wanderley Mafra.
“Curitiba tem todo interesse em conhecer a cultura e a força empreendedora desse segmento”, disse Pimentel, referindo-se ao evento que reunirá cultura, esportes, diversidades sociais e empreendedorismo.
A Cufa é uma organização social, esportiva e cultural fundada no Rio de Janeiro, há mais de duas décadas, para o desenvolvimento com justiça social.
Também participaram do encontro a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Luiz Dias Paixão, e o superintendente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Cesar Nauiack.
Curitiba e São Paulo
A 1ª Expo Favela deverá atrair cerca de 15 mil pessoas e 100 expositores. Destes, aproximadamente 60 serão de Curitiba. “Eles estão sendo selecionados entre uns 1.300 projetos inovadores do Paraná todos inscritos e algo em torno de 800 só de Curitiba”, observou Mafra.
Em sua primeira edição, a Expo Favela paulista reuniu 33 mil pessoas e movimentou R$ 63 milhões em negócios. O evento contou com 20 mil inscritos e produziu mais de mil horas de conteúdo.