Quem participa
Fundação de Ação Social (FAS), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba e as secretarias municipais da Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Segurança Alimentar e Nutricional, Cultura, Governo Municipal - Administradores Regionais, Defesa Social e Trânsito, Meio Ambiente, Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Educação.
Quanto tempo dura
Quatro meses, de maio a setembro de 2023.
Como funciona
Ampliados os serviços de abordagem social e de acolhimento à população em situação de rua. Educadores sociais da Central de Encaminhamento Social 24 Horas - CES fazem a busca ativa e atendimento a solicitações que chegam à Central 156 de atendimento a pessoas nessa condição.
O trabalho é intensificado quando as temperaturas atingem 8°C ou menos, nas 10 Administrações Regionais. O objetivo é ofertar abrigo, onde são ofertados alimentação, higienização, roupas e camas quentes.
Trabalho noturno
É coordenado pela Central de Encaminhamento Social 24 Horas, com base principalmente em solicitações que chegam à Central 156. Nas noites com temperaturas abaixo de 8 graus, o trabalho é feito também com busca ativa – com equipes percorrendo as ruas de toda a cidade.
Ações intensificadas
Desenvolvidas todas as noites em que há previsão de temperaturas abaixo de 8°C, o trabalho da abordagem é intensificado nos territórios de cada regional até 1h. Mais equipes vão para as ruas em toda a cidade e unidades de acolhimento emergenciais são abertas para atender a demanda. Os profissionais do Consultório na Rua também participam das abordagens.
Em caso de recusa
Ninguém é obrigado a aceitar atendimento e seguir com as equipes para os acolhimentos. Nestes casos, os educadores sociais distribuem cobertores ou mantas térmicas para aqueles que estão pouco agasalhados.
São 1.400 vagas
Curitiba conta atualmente com 28 unidades de acolhimento, próprias e parceiras, que ofertam aproximadamente 1.400 vagas.
Como ajudar
É possível pedir abordagem social a uma pessoa em situação de rua por meio da Central 156, da Prefeitura de Curitiba.
Há três canais: o telefone 156 (que não tem custo e funciona 24 horas, de segunda a domingo), o site 156. ou pelo app Curitiba 156. É preciso informar o endereço ou local aproximado onde a pessoa se encontra.
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