Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Tubotecas e Casas de Leitura recebem livros arrecadados em campanha de atletas

O acervo das Tubotecas, Casas de Leitura e outros espaços culturais da cidade ganharam um importante reforço nesta sexta-feira (07). Foto: Divulgação

O acervo das Tubotecas, Casas de Leitura e outros espaços culturais da cidade ganharam um importante reforço nesta sexta-feira (07). A Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude entregou 2.652 livros arrecadados em uma campanha de doação para a Fundação Cultural de Curitiba. A campanha foi realizada durante o mês de outubro pela coordenação de contrapartida social do Departamento do Incentivo ao Esporte e Promoção Social.

A iniciativa foi uma ação de contrapartida social dos atletas e paratletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que também se expandiu para a comunidade. “Começa como uma obrigação, mas com o tempo os atletas se engajam de forma natural e replicam a iniciativa junto aos amigos, familiares e vizinhos, formando uma corrente muito positiva”, afirmou o diretor do departamento, Antonio Cândido de Medeiros Jr.

Segundo Medeiros, mesmo quem não tem a obrigatoriedade da contrapartida social participa das campanhas promovidas pela secretaria. “Temos muitos voluntários que já foram beneficiários e continuam ajudando, não só com arrecadação de materiais, mas também com ações”, disse.

Para essa campanha foram solicitados livros de literatura, novos ou usados em bom estado, com prioridade para as obras infantis e infantojuvenis. A meta de arrecadação, que era de 2 mil livros, foi ultrapassada em mais de 25%. “Nós só temos a agradecer, acho muito bacana ver atletas olhando para a cultura. Essa é uma forma de aumentar a conscientização sobre a importância da leitura e contribuir para a circulação das obras”, falou a coordenadora de literatura da Fundação, Mariane Filipak Torres.

As obras que fogem do perfil das Tubotecas e Casas de Leitura, como livros técnicos, didáticos, religiosos e de autoajuda, não se perdem. Elas são encaminhadas para hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais, Departamento Penitenciário do Estado, entre outras instituições. Essa semana, uma escola de Campo Largo afetada pelas fortes chuvas no último mês fez um pedido de doação de enciclopédias e livros didáticos para a Fundação Cultural.

Participação

Os atletas do Novo Basquete Curitiba, clube beneficiário da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, participaram da entrega simbólica das obras. Durante os jogos da equipe, um banner informando sobre a arrecadação ficou exposto nos ginásios. As redes sociais também serviram como canal de divulgação e mobilização da campanha.

O atleta Dario Ivan Falco, um dos presentes na entrega, possui relação com a cultura dentro de casa, já que sua irmã trabalha na área teatral. Entre as obras favoritas de Falco estão biografias de jogadores de basquete e livros motivacionais. “Confesso que ainda preciso ler mais, mas sempre tem um espaço para cultura na cabeça. Foi muito legal participar da campanha, todo mundo estava bem envolvido”, contou.

O clube Círculo Militar, que é um incentivador do esporte pela lei municipal e parceiro do Novo Basquete Curitiba no projeto, também envolveu seus associados na campanha e contribuiu com a arrecadação de 200 livros.