O secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vítor Puppi, participa esta semana de um encontro nos Estados Unidos com gestores públicos norte-americanos e da América Latina sobre os desafios de planejamento nas cidades.
Puppi é o único representante de municípios brasileiros no evento, do qual participam gestores das 30 maiores cidades norte-americanas, entre elas Nova York, Los Angeles e Denver, segundo os organizadores.
O encontro é realizado em parceria entre o Lincoln Institute, por meio de seu programa do Big Cities Planning Director´s Institute, da Escola Superior de Desenho da Universidade de Harvard e da American Planning Association.
O secretário apresentará aos seus congêneres o Plano de Recuperação de Curitiba e a experiência da capital com os Cepacs, os certificados de Potencial Adicional Construtivo da Linha Verde (clique aqui e saiba mais).
O plano é o conjunto de dez medidas implementadas de ajuste fiscal, após aprovação na Câmara Municipal. Elas preveem medidas para gerenciar a emergência causada pelo déficit orçamentário de R$ 2,1 bilhões da cidade para este ano e também ações de longo prazo, como a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal, o Cadastro Informativo e a Nota Curitiba. (Clique aqui e saiba mais)
O encontro está sendo realizado em Cambridge, entre os 15 e 17 de outubro.
Centro de estudos
O Lincoln Institute é um think tank (centro de estudos sobre assuntos estratégicos) com sede em Cambridge, estado de Massachussets, e dedica-se a questões como uso, gerenciamento e tributação pelo uso do solo. O programa para América Latina é desenvolvido desde 1996 e promove discussões, estudos, pesquisas e treinamentos que possam ser úteis para as políticas públicas.