A Secretaria Antidrogas Municipal atendeu mais de 90 mil pessoas com os programas de prevenção às drogas, nos primeiros seis meses deste ano. E a tendência é que este número aumente no segundo semestre, já que com a realização da 4ª Semana Antidrogas, projetos como Bola Cheia, Cão Amigo e Papo Legal foram amplamente divulgados à comunidade.
“Ano passado cresceu em 30% o número de participantes nos programas após a realização da Semana. Nela aproveitamos para divulgar nossos programas em todas as regionais”, explicou Hamilton Klein, secretário da Antidrogas.
O programa Papo Legal, aumentou em 33% o número de participantes se comparado ao mesmo período de 2011. Foram mais de 7.200 nos 133 encontros realizados. O Bola Cheia, que convida crianças e adolescentes das escolas municipais para práticas esportivas, culturais e educativas nas sextas e sábados, já atendeu mais de 21 mil pessoas.
Já a Caravana do Bem, que leva atividades culturais aos bairros através da unidade móvel, já registrou mais de 60% das participações de 2011. Perto de 8 mil crianças tiveram contato com o Cão Amigo que demonstra de forma lúdica e sutil o trabalho dos cães farejadores para encontrar drogas.
A Secretaria também registrou o aumento significativo de encontros realizados através da Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana no primeiro semestre de 2012. Foram mais de 1.700 participantes nas palestras para formar agentes multiplicadores.
Destaques - Neste ano, o município mineiro de Uberlândia assinou convênio de cooperação técnica com a Secretaria Antidrogas Municipal para conhecerem e desenvolverem os projetos realizados em Curitiba com os jovens e crianças de seu município.
O I Fórum Reage também foi um avanço da secretaria no primeiro semestre de 2012. Pela primeira vez, 120 representantes de várias igrejas se uniram para discutir a prevenção, o enfrentamento e o papel da família no combate às drogas.