Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com deficiência

Safári dos Sentidos é sucesso entre visitantes

Alunos da Escola Especial Professor Osni Macedo Saldanha e moradores do Instituto Paranaense dos Cegos, visitam a exposição Safári dos Sentidos, no Jardim Botânico. Foto: DIVULGAÇÃO

Alunos da Escola Especial Professor Osni Macedo Saldanha e moradores do Instituto Paranaense dos Cegos visitaram nesta quarta-feira (22) a exposição Safári dos Sentidos, no Jardim Botânico. O safári é adaptado para pessoas com deficiência visual. Os animais podem ser tocados e alguns emitem sons.

 "Essa é uma oportunidade única para que os nossos alunos e moradores possam conhecer muitos animais, como o cachorro do mato, a onça pintada, o jacaré e o símbolo do nosso Estado, a gralha azul", disse o diretor do Instituto dos Cegos, Enio Rodrigues da Rocha. A diretora da escola, Idamaris Singulani Costa, acompanhou a visita ao safári.

 “É muito gratificante ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que disponibilizou o acervo de animais taxidermizados para o safári. Na exposição, muitos deficientes visuais e pessoas com baixa visão tiveram a sensação de realidade ao tocá-los", disse o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, responsável pela elaboração do projeto.

O Safári dos Sentidos fica em exposição até 2 de julho, de segunda a segunda, das 9h às 17h, no salão de exposição do Jardim Botânico.

Apresentação - Também nesta quarta feira, servidoras da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentaram a representantes das demais secretarias municipais o projeto Safári dos Sentidos. A apresentação foi no Instituto Municipal de Administração Publica (Imap).

Participaram a assistente social Jaqueline do Rocio Garcia e a assistente da área da deficiência visual Noemia Queiroz, que aproveitando o sucesso do Safári dos Sentidos, escolheram esse tema para o curso de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos Sociais da Prefeitura de Curitiba.

“Esses cursos são importantes para trocar experiências e conhecimentos entre as demais secretarias do município, fazendo com que nossos conhecimentos sejam expandidos”, afirmou Jacqueline.

O curso é ministrado pela porfessora Lycia Tramujas Vasconcellos Neumann, e tem como objetivo desenvolver maior impacto nas pessoas e na comunidade de Curitiba e incentivar o uso do monitoramento como instrumento de gestão para fortalecer as equipes com boas praticas de administração pública.