Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Regionais da cidade ganham ajuda de mascotes na prevenção de acidentes

Uma turma de nove mascotes, criados com a participação de estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba, vai ajudar a divulgar as ações do programa Conhecer para Prevenir, da Prefeitura de Curitiba. Foto: Divulgação

Uma turma de nove mascotes, criadas com a participação de estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba, vai ajudar a divulgar as ações do programa Conhecer para Prevenir, da Prefeitura de Curitiba. O programa orienta os estudantes sobre como agir corretamente em situações de risco, além de evitar acidentes ou minimizar danos em casos de catástrofe.

As novas mascotes são animais e insetos, a maioria da fauna brasileira, escolhidas pelos núcleos regionais de educação, a partir da característica dos bairros que compõe cada área da cidade e que foram batizadas pelos estudantes a partir de uma eleição para a escolha dos nove nomes.

Os personagens Prevenildo, macaco bugio que representa o Bairro Novo, o Mivil, mico leão do Boqueirão, a Formitiba, formiga do Boa Vista e Bethoven, o cachorro da Cidade Industrial  passam a integrar e divulgar as ações do Conhecer para Prevenir.

A regional do Cajuru tem como mascote o papagaio, Loro da Patrulha, enquanto Max é o leão representante dos bairros da regional Matriz. A gralha azul do Pinheirinho foi batizada de Gralha Civil e Chispa Foguinho é a abelha representante dos bairros Portão. O jacaré Apollo é o mascote representante de Santa Felicidade.

Mascote

Depois de criadas e batizadas, cada núcleo regional organizou a apresentação de sua mascote nas escolas, centros municipais de educação infantil e demais unidades de ensino da região. Santa Felicidade, Matriz e Boa Vista criaram até fantasias para estimular a multiplicação das ações do programa entre as crianças.

Na regional Boa Vista, a apresentação da mascote aconteceu na última quarta-feira (11) na Escola Municipal Duílio Calderari, no São Lourenço. Formitiba a formiga representante do programa na região fez sucesso entre meninos e meninas. O mascote interagiu com as crianças que prepararam uma recepção especial para receber o embaixador do programa na escola.

A chefe de Núcleo da Educação do Boa Vista, Izabel Maria da Silva de Lima, ressalta a ampliação gradativa de um movimento expressivo para atitudes preventivas nas escolas, criada a partir do programa. “É um trabalho de grão em grão, pois não trabalhamos somente a partir dos fatos ocorridos, mas sobretudo com ações educativas e treinamento”, disse Isabel.

Em Santa Felicidade, o jacaré Apollo foi apresentado em cerimônia realizada na Escola Escola Municipal Ana Hella, no Vista Alegre. O estudante do 3º ano Giovani Machado usou a fantasia preparara para incentivar a prevenção entre os estudantes.

“Não é um programa somente estudantil, mas um programa de vida. Daqui não sairão apenas ensinamentos para o universo acadêmico das crianças, mas também aprendizados para serem replicados para toda a comunidade”, disse a chefe no Núcleo Regional Santa Felicidade, Marlene Schinda Freire Oliveira.

Prevenir

O Conhecer para Prevenir é desenvolvido em unidades da Rede Municipal de Educação desde 2005, em parceria entre as secretarias municipais da Educação, Defesa Social e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. As ações do programa envolvem mais de 200 mil pessoas, entre estudantes, familiares e os profissionais da educação.

Estão inseridas no programa 331 unidades escolares e a meta é a inclusão de 100% das unidades da rede no programa até 2016.

A criação das mascotes para o programa fez parte das comemorações pelos nove anos de ações desenvolvidas. A expectativa das equipes envolvidas no programa é que as mascotes, por representarem figuras do imaginário infantil, colaborem como mecanismos de reflexão para uma postura de atenção e cuidado aos riscos, dentro e fora da escola.

“Acreditamos que a interação entre as crianças e as mascotes fará com que os estudantes se identifiquem e relacionem a imagem dos animais aos hábitos de prevenção”, disse o representante da coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civíl, Pedro Rafael Ioungbood.

Conheça os mascotes dos Núcleos Regionais de Educação:

Bairro Novo – Macaco Bugio – “Prevenildo”
Boqueirão – Mico Leão – “Mivil”
Boa Vista – Formiga – “Formitiba”
Cidade Industrial – Cachorro – “Bethoven”
Cajuru – Papagaio – “Loro da Patrulha”
Matriz – Leão – “Max”
Pinheirinho – Gralha Azul – “Gralha Civil”
Portão – Abelha – “Chispa Foguinho”
Santa Felicidade – Jacaré – “Apollo”

Em alta