Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o ProJovem Urbano. O programa federal, desenvolvido em Curitiba pela Prefeitura, tem a finalidade de incentivar jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, a concluir o ensino fundamental.
"O ProJovem Urbano promove a inclusão social de jovens que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. É uma oportunidade para que eles tenham acesso à cultura, às ações de interesse público, ao mercado de trabalho", explica a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
"O objetivo é a reinserção do jovem na escola e no trabalho propiciando oportunidades de desenvolvimento humano e exercício da cidadania", acrescenta a coordenadora geral do programa, Tatiana Petry.
O ProJovem oferece ao estudante a oportunidade de concluir a 8ª série do ensino fundamental em 18 meses e ainda integra conhecimentos em informática, qualificação profissional e atividades de participação cidadã.
Como forma de incentivo, cada aluno recebe um benefício de R$ 100 por mês, desde que tenha 75% de frequência nas aulas e cumpra com as atividades programadas. As aulas são realizadas à noite em escolas municipais. Em Curitiba, o ProJovem existe desde 2005 e já formou mais de 1,5 mil estudantes.
Matrícula - As inscrições para o ProJovem podem ser feitas na rua Dr. Faivre, 398, 7º andar e em algumas escolas municipais. Para saber as unidades e o horário de atendimento, é preciso ligar para 3218 2440 ou 3218 2439.
Para matricular-se, o jovem precisa ter de 18 a 29 anos no ano da matrícula, saber ler e escrever e deve apresentar fotocópias do documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4.