O projeto de melhoria do Ligeirinho Inter 2 vai começar com a reforma de dois terminais, implantação de dois binários (sistema de vias paralelas de mão única e em sentido contrário) e construção de uma trincheira. As obras resultarão em aumento da velocidade operacional dos ônibus, além de mais conforto para os usuários. Os recursos para essa primeira fase já estão garantidos. Com o PAC 2 – Plano de Mobilidade de Crescimento – estão sendo investidos R$ 102.46 milhões, sendo R$ 95.70 milhões na 1ª Etapa, e R$ 6.76 milhões para 2ª Etapa (somente para a elaboração de projetos executivos).
Isolada, a linha Inter 2 (criada em 1991) é a mais carregada do sistema de transporte coletivo da capital, com 80 mil passageiros transportados por dia. Essa linha tem um percurso circular, com trajeto de 38 quilômetros, passando por 12 bairros: Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.
Binários
Os dois binários previstos no projeto vão garantir de imediato a melhoria da velocidade operacional, hoje em 23 km/h. O primeiro binário será no bairro Cristo Rei, formado pelas ruas Padre Germano Mayer e Camões. O outro binário será composto pelas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga.
Trafegando em ruas de sentido único, o Inter 2 poderá, como o restante do tráfego, fazer conversões à esquerda sem esperar o escoamento do trânsito no sentido contrário, o que já é um ganho de tempo considerável, além de assegurar maior segurança no trânsito.
Nova trincheira
Entre as obras aprovadas está a construção de uma trincheira que passará por baixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento com as avenidas Arthur Bernardes e Mário Tourinho, um dos pontos de maior lentidão no itinerário do Inter 2. A trincheira vai garantir fluidez do tráfego na região, beneficiando diretamente o sistema de transporte coletivo e o trânsito de maneira geral. CLIQUE AQUI para visualizar o mapa.
Terminais com bicicletários
Os terminais Campina do Siqueira e Hauer serão totalmente requalificados e repaginados dentro do projeto Inter 2. Serão os dois primeiros terminais da cidade a receber bicicletários, com dezenas de vagas em cada um deles.
“Dessa maneira, teremos a integração do modal bicicleta com o transporte coletivo, o que representa um importante passo em direção à multimodalidade em Curitiba”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires.
A cobertura desses novos terminais será diferenciada, em curva, cobrindo toda a área. Isso irá garantir conforto para os usuários que ficarão protegidos da chuva e ao abrigo dos efeitos mais agudos do frio e do calor.
No caso específico do Terminal Campina do Siqueira haverá adaptações adicionais para que também possa operar com o sistema BRT. As mudanças nos terminais de ônibus trarão outras consequências positivas, tais como melhorias nas calçadas, instalação de travessias elevadas e implantação de guias rebaixadas para garantir a acessibilidade dos pedestres.
Recursos adicionais
Além dos recursos para a realização das obras, também haverá a liberação de mais R$ 6 milhões e 760 mil para a elaboração de novos projetos de requalificação de vias, além de um viaduto e outras trincheiras no itinerário do Inter 2. A metade dos recursos virá do governo federal e a outra metade, dos cofres do Município. Serão elaborados projetos para 24,6 quilômetros de vias que receberão faixas exclusivas para a circulação do Inter 2. Esses projetos serão implantados numa segunda fase.
Inter 2 nas canaletas
O projeto também prevê a circulação do Inter 2 em alguns trechos de canaletas já existentes nas avenidas Paraná, João Gualberto e República Argentina; na Rua Padre Anchieta e na Linha Verde. Os trechos a serem utilizados pelo Inter 2 somam 7,4 quilômetros.
Ao longo do trajeto, o Inter 2, que é do sistema Linha Direta, passa por ruas e avenidas de tráfego intenso, o que tem prejudicado a velocidade operacional e o cumprimento de horários.
Quando o projeto de requalificação do Inter 2 estiver integralmente implantado, as intervenções previstas vão aumentar a capacidade da linha os atuais 80 mil para 110 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem de 102 para 90 minutos.