Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte e Lazer

Projeto de ciclolazer tem início no domingo

O Ciclolazer Curitiba, novo projeto de ciclismo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, será implantado no próximo domingo (14) e vai percorrer a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, ligando o Passeio Público à Praça Nossa Senhora de Salete. Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

O Ciclolazer Curitiba, novo projeto de ciclismo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, será implantado no próximo domingo (14) e vai percorrer a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, ligando o Passeio Público à Praça Nossa Senhora de Salete. O circuito funcionará todos os domingos, das 8 às 16 horas, e substitui o projeto Ciclofaixa de Lazer que era desenvolvido na região central de Curitiba e foi desativado em 3 de fevereiro deste ano.

Não haverá mais faixas pintadas no asfalto para delimitar o espaço. A sinalização será feita com cones e ajuda de agentes da Setran.

>> Ruas do percurso de Ciclolazer estarão bloqueadas

O formato do circuito ciclístico foi discutido entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Setran, Ippuc, Urbs e Guarda Municipal e também com cicloativistas e professores da UFPR que participaram de reuniões para a elaboração do projeto. Inclusive, um grupo de ciclistas que participou do Pedala Curitiba Especial - atividade em comemoração ao aniversário da capital paranaense, realizado em 26 de março - teve acesso a uma apresentação sobre o Ciclolazer Curitiba na sala do Centro Referência e Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM), na Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, Vila Guaíra.

O novo projeto estimula o uso da bicicleta através de ações educativas, lúdicas e recreativas, promovendo de maneira pedagógica o uso da bicicleta. “É uma proposta que busca levar ao conhecimento do público as diferentes formas do uso da bicicleta, seja como divertimento, esporte e também como modal de transporte, com destaque à promoção da atividade física e respeito ao meio ambiente”, afirmou o diretor de lazer da Smelj, Fabiano Brusamolin.

Lazer

O projeto Ciclolazer de Curitiba não ficará restrito ao Centro Cívico. De acordo com o secretário da Smelj, Aluisio Oliveira Dutra Júnior, a região será apenas o primeiro ponto de inserção de ações, que serão levadas a outros bairros de Curitiba. “É o início de um projeto que pretende expandir as atividades de lazer para toda a cidade”, confirmou. 

Segundo o secretário, o novo circuito ciclístico quer proporcionar ao morador de Curitiba uma nova opção de lazer, colaborando para a formação de uma geração de ciclistas e de cidadãos responsáveis, conscientes da importância do uso da bicicleta como um meio de transporte e que traz benefícios a saúde. 

O Ciclolazer também vai servir para unir as ciclovias já existentes na região que interligam dois bolsões verdes e de convívio da comunidade: o Passeio Público e o Parque São Lourenço. E esse é o principal diferencial deste projeto em relação ao antecessor. “Na Praça Nossa Senhora de Salete e no Passeio Público vão ter espaços de lazer voltados à parte educacional da cicloatividade, como a realização de oficinas”, explicou Dutra Júnior.

Nas extremidades do circuito serão montadas barracas com diversas atividades, como: circuito de habilidades infantil, bike escola, bike oficina, educação para o trânsito, programa Ciclovida (UFPR), mostra de estudos acadêmicos da UFPR, gincana, exposições de ciclismo, cinebike, ações sociais e de recreação. 

Desativado

O projeto Ciclofaixas de Lazer foi desativado em razão das diversas críticas que vinha recebendo de usuários e cicloativistas desde a sua implantação em outubro de 2011, ainda na gestão anterior. Entre as críticas estavam o roteiro mal implantado, que não ligava áreas de interesse público e não atendia a ciclomobilidade.  A baixa procura pelos ciclistas também pesou na decisão de extinção da rota central. Nos dois primeiros meses deste ano, a média de utilização aos domingos foi de 274 pessoas.