O projeto Aprender & Jogar, uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (15) na Praça Santa Rita, no bairro Tatuquara. O convênio foi firmado em agosto deste ano e tem como objetivo oferecer atividades esportivas em contraturno escolar a crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino e escolas estaduais da cidade. Os alunos precisam ter entre 10 e 17 anos e ser integrantes de famílias com renda mensal inferior a três salários mínimos.
“Esta é uma grande parceria para termos um trabalho de complementação da atividade curricular das escolas de Curitiba. As atividades do projeto vão se estender para um número expressivo de estudantes da capital. Além dos investimentos que a Prefeitura tradicionalmente faz nos bairros, o projeto permite uma ocupação muito positiva da comunidade nos espaços públicos da cidade, envolvendo as famílias”, afirma o prefeito Gustavo Fruet.
“A parceria com a Prefeitura é muito importante para o Aprender & Jogar, principalmente pela estrutura dos 12 espaços onde serão realizadas as atividades. Temos um compromisso assumido com o governo federal de investir 33% dos recursos em educação básica, principalmente em escolas públicas e em locais de baixa renda”, disse o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana.
No próximo ano, o número de espaços para atendimento será maior e a intenção é ampliar o projeto e oferecer laboratórios de informática nos locais atendidos, para que a comunidade local possam aprender a utilizar computadores com o auxílio dos cursos do Sesc/Senac.
O projeto conta atualmente com 400 estudantes e as aulas estão acontecendo em 12 locais indicados pela Prefeitura: Praça Alfredo Hauer, no Hauer; Parque Iguaçu III, no Ganchinho; na Vila São Pedro, no Xaxim; na Quadra do Parolin; na Rua Santa Lúcia, no Cajuru; na Vila Autódromo, no Cajuru; na Vila Esperança, no Atuba; no campo do Jardim Gabineto, na CIC; na Praça Santa Rita, no Tatuquara; no Jardim Paranaense, no Alto Boqueirão; na Praça Marupiara, no Umbará; e na Quadra Ceasa, no Tatuquara.
“Essa parceria com a Fecomércio se encaixa na política de desenvolvimento esportivo de Curitiba. A meta é atingir 1.200 crianças e adolescentes da cidade. É um programa que vai ter continuidade até o final desta gestão e com possibilidade de renovação”, destaca o superintendente da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Eduardo Galina. No Aprender & Jogar, o Sesc contrata os professores e tem o acompanhamento da Smelj nas definições das metodologias aplicadas nas atividades.
Lançado em 2013, o projeto é dividido em quatro módulos, sendo que três deles estão presentes nos espaços de Curitiba. Crianças de 10 anos de idade devem participar do Clube do Esporte, que proporciona vivências que contribuem para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, aspectos psicomotores, socialização e iniciação ao esporte de forma lúdica. O módulo destinado aos adolescentes com idades de 11 a 14 anos é o de Iniciação Esportiva. Nas aulas, haverá vivências esportivas que desenvolvam habilidades específicas das principais modalidades. Aos jovens de 15 a 17 anos, o módulo Esportes permitirá o aperfeiçoamento de modalidades.
“É uma boa oportunidade para eu praticar esportes perto de casa e também fazer muitos amigos. É muito divertido. Gosto de jogar basquete, e também estou jogando futebol e vôlei”, diz Lizandro Silveira, 10 anos, da Escola Municipal Professor Osvaldo Arns.
Celi Rieper, 13 anos, estudante do Umbará, afirma estar aprendendo esportes no Aprender & Jogar. “Antes não era boa em esportes, e agora já estou jogando melhor e até estou com notas melhores em Educação Física. É muito divertido participar. Fiz muitos amigos nas atividades”, comenta.
Informações sobre o projeto e inscrições podem ser obtidas no endereço www.sescpr.com.br/esporte-e-lazer/programa-de-iniciacao-esportiva.
Assista esta reportagem em vídeo Aqui.