A Prefeitura de Curitiba pretende dar uso a espaços ociosos da cidade a partir de um estudo de isenção do IPTU progressivo dos proprietários de terrenos vazios que façam a cessão dos locais para uso público.
A ideia partiu do projeto Isso não é um Vazio Urbano, de autoria das arquitetas Barbara Becker e Vivian Brune, apresentado ao prefeito Rafael Greca nesta quinta-feira (14/09), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “É uma feliz ideia a do uso dos terrenos baldios para hortas, espaços de arte e entretenimento. Vamos trabalhar esta ideia a partir do estudo da revogação do imposto progressivo que incide sobre os terrenos vazios se os proprietários permitirem o uso para o bem da cidade”, disse o prefeito.
Na apresentação, as arquitetas apontaram que Curitiba tem cerca de 72 milhões de m² de terrenos privados. “É uma área 4,2 vezes maior do que a área total de parques e praças da cidade”, disse Barbara. O trabalho das arquitetas, que foi exposto no MuMa, de maio a agosto deste ano, pode ser visto no endereço https://www.atelierbecker.com/vazio-urbano