Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação

Prefeitura faz fiscalização em locais indicados por usuários do Colab.re

Uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) percorreu na manhã desta segunda-feira (09) ruas do bairro Água Verde em uma operação de fiscalização de estacionamento irregular de veículos. Foto: Luiz Costa/SMCS

Uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) percorreu na manhã desta segunda-feira (09) ruas do bairro Água Verde em uma operação de fiscalização de estacionamento irregular de veículos. Os locais foram indicados por cidadãos usuários da rede social Colab.re, que desde março deste ano é um dos canais de comunicação da Prefeitura de Curitiba com a população da cidade, assim como o serviço 156 e as redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

As observações da população de Curitiba feitas no Colab.re são monitorados pela equipe do Departamento de Internet e Mídias Sociais da Secretaria Municipal da Comunicação Social e enviadas às secretarias municipais envolvidas para solução dos problemas. No momento, a mesma equipe está fazendo um mapeamento dos locais com mais fiscalizações recebidas, os quais passarão a ter ações mais constantes da Prefeitura.

No bairro Água Verde, por exemplo, as indicações de estacionamento irregular estão concentradas em ruas como Petit Carneiro e Leôncio Correia, vias que terão trechos monitorados pelos agentes da Setran periodicamente, assim como outros locais indicados pelo Colab.re.

Na operação desta segunda foram feitas orientações, atuações e uma remoção de veículo por guincho. “Os agentes da Setran constatam a irregularidade de trânsito no local e, inicialmente, tentam identificar o condutor. Quando ele está próximo do local, é orientado a retirar o veículo estacionado irregularmente. Caso não se encontre o condutor, o veículo é autuado e pode ser removido da via, dependendo da necessidade de se preservar a circulação de pedestres e dos demais veículos”, informa Andrea dos Anjos, supervisora de equipe de agentes da Setran.

Ela informa que na primeira visita a uma região os agentes de trânsito fazem uma orientação inicial para comerciantes e moradores, alertando sobre o estacionamento irregular. No retorno da fiscalização ao local, quando constatadas novamente as irregularidades, são feitas autuações diretas, sem orientações.

Como utilizar

Ao acessar o endereço colab.re, o usuário poderá entrar na página da rede social utilizando uma conta do Facebook. São três abas principais que permitem ao cidadão fiscalizar, propor e avaliar. Ao clicar em uma delas são oferecidas várias categorias de acesso – limpeza urbana e iluminação pública, no caso da opção "fiscalize"; educação e cidadania se a aba escolhida for "proponha", entre outras.

Uma espécie de linha do tempo estará visível na página inicial com postagens de usuários da cidade e espaço para publicação de fotos das situações relatadas. É possível apoiar, comentar e compartilhar, inclusive interagindo com outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Também está disponível para o cidadão um gerador de relatórios que mostra, a partir de gráficos, as ações realizadas em cada categoria ou mesmo em bairros específicos em determinado espaço de tempo.

Outra forma de acessar o Colab.re é diretamente pela página da Prefeitura no Facebook por meio de um botão indicado com o símbolo da rede social. O acesso também pode ser feito por smartphones através do aplicativo móvel nas versões iOS ou Android.

Em alta