Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Defesa Social

Prefeitura entrega central de monitoramento que dá mais segurança à Praça Rui Barbosa

Uma operação feita em conjunto entre a URBS e a Guarda Municipal de Curitiba vai garantir mais segurança aos comerciantes e usuários da Praça Rui Barbosa e da Rua da Cidadania da Matriz. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Um trabalho conjunto entre a URBS e a Guarda Municipal de Curitiba vai garantir mais segurança aos comerciantes e usuários da Praça Rui Barbosa e da Rua da Cidadania da Matriz. Entregue nesta terça-feira (10) pelo prefeito Gustavo Fruet, o novo sistema de segurança da praça conta com 24 câmeras de monitoramento, efetivo da Guarda Municipal e viatura à disposição dia e noite, todos os dias da semana. O investimento para instalar o sistema foi de R$ 120 mil, vindos do orçamento municipal.

“Este sistema é um trabalho de cooperação e inteligência. Todas as imagens captadas pela Prefeitura estão à disposição das forças policiais. Instalar as câmeras significa permitir mais segurança, mais prevenção e integração”, disse Fruet.

As câmeras fornecem imagens panorâmicas, com inclinação e zoom, ampla cobertura de área e alta definição de imagem. Instaladas nas quatro pontas da Rua da Cidadania e no centro da praça, as imagens vão auxiliar tanto na segurança quanto no monitoramento do transporte.

As imagens gravadas pelas câmeras são armazenadas no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e visualizadas simultaneamente no CCO da Secretaria da Defesa Social e no módulo da Guarda Municipal localizado na Rua da Cidadania da Matriz.

O módulo contará, ainda, com equipes da Guarda Municipal 24 horas por dia. A atuação dos agentes da Guarda terá um alcance de dois quilômetros quadrados ao redor da Praça, o que inclui o Terminal Guadalupe, que conta com câmeras de monitoramento interno. A Secretaria Municipal da Defesa Social ficará responsável pelo efetivo da Guarda Municipal. A Urbs vai controlar as imagens do entorno da praça.

“No começo desta gestão a Prefeitura tinha 175 câmeras de segurança e hoje, com essas da Praça Rui Barbosa, são 240. Até o fim deste ano queremos chegar a 313 câmeras de segurança que estarão em pontos estratégicos da cidade já mapeados, como a Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba, e a Praça da Espanha”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. Ele conta que as câmeras instaladas na Rui Barbosa possuem ótima resolução, o que permite o bom reconhecimento de imagens e face.

Benefícios

O presidente da Associação dos Lojistas da Praça Rui Barbosa, Osvaldo Avelino da Silva, diz que a instalação dessas câmeras era uma reivindicação de 10 anos, desde que a associação foi criada. “Aqui está o maior terminal urbano da cidade e por isso é fundamental reforçar a segurança, inclusive para aumentar o fluxo do comércio, melhorar as vendas”, disse.

O monitoramento eletrônico em toda a praça e arredores e a permanência de guardas municipais 24 horas por dia, todos os dias da semana, representam uma importante contribuição à mobilidade na praça e ruas do entorno.

Localizada  em um dos pontos de maior fluxo de veículos da cidade - entre as ruas Pedro Ivo, André de Barros, Desembargador Westphalen e 24 de Maio - a Praça Rui Barbosa tem um intenso movimento de pedestres - em torno de 320 mil pessoas por dia passam a pé por ali. É também o maior terminal de transporte aberto da cidade, com parada de ônibus de 60 linhas e, em média, 110 mil embarques e desembarques por dia.

Na Praça funciona a Rua da Cidadania da Matriz, que reúne, além de serviços públicos, o Mercado Central, com 43 pontos comerciais, uma unidade do Armazém da Família e o Restaurante Popular.

Também estiveram presentes no evento de inauguração da central de monitoramento o administrador da Regional Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto, o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, o vereador Professor Galdino, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) Camilo Turmina, e o presidente da associação Brasileira da indústria de Hotéis do Paraná, Henrique Lens Cesar Filho, além de outros representantes de entidades da sociedade civil.