A Prefeitura de Curitiba deve encerrar fevereiro com um quadro de 1.050 estagiários em 12 áreas da administração pública - Ação Social, Cultura, Esporte e Lazer, Educação, Saúde, Administrativo, Comunicação, Finanças, Jurídica, Meio Ambiente, Obras Públicas e Recursos Humanos. Grande parte dos estudantes acompanhará atividades na rede municipal de ensino.
Além da bolsa auxílio mensal, que pode chegar R$ 663,52, dependendo da vaga, o que atrai os estudantes é a possibilidade de aliar o conteúdo visto na grade curricular com a prática vivenciada no mercado de trabalho.
“Dentro da gestão pública, o estagiário tem a oportunidade de acompanhar de perto as atividades que impactam diretamente na vida do cidadão. Isso abre horizontes e dá alternativas para a construção da carreira”, diz o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira.
A estudante Jessica Godoy, do 7º período de Psicologia, comemora a recente contratação para o estágio. Ela conquistou umas das 490 vagas recentemente ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação. “Estou entusiasmada. Quero ficar atenta a tudo aquilo que o professor orientador passar em sala e verificar como fazer e o que não fazer”, comemora.
Lucas Lopes, estudante do 2º ano de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, acompanha há 11 meses as atividades no setor de Tecnologia da Informação do Imap. A experiência rendeu frutos. “A visão que tenho ao executar um novo trabalho ou projeto na faculdade é outra. As vezes trago dúvidas que vi em sala de aula e as tiro com meu orientador aqui na Prefeitura. Outras vezes, levo experiências do dia a dia do estágio para discutir com os professores e colegas”, destaca Lucas.
Vagas esgotadas
O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e a Secretária Municipal de Educação informam que estão encerrados os cadastros para contratação de estagiários das áreas de Pedagogia e Psicologia, que vão atuar nas escolas no apoio aos estudantes em processo de inclusão. Nos três primeiros dias de seleção, os órgãos receberam centenas de interessados. Cerca de 600 cadastros foram efetivados e 460 alunos serão selecionados.
Com a contratação dos novos estagiários acadêmicos, a Secretaria Municipal da Educação atende a Lei Brasileira de Inclusão. O texto determina que as crianças em inclusão com maior grau de necessidades tenham acompanhamento individual.
A partir da próxima semana, os selecionados vão passar por formação junto a profissionais do setor de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado da Secretaria da Educação e ao longo do ano letivo serão orientados pelo professor regente em todas as atividades. A responsabilidade pedagógica é do professor em conjunto com a equipe de inclusão.
Novas vagas
A Prefeitura de Curitiba informa que, ao longo do ano, vai abrir novas oportunidades para o programa de estágio, em diferentes áreas de atuação. Os interessados devem ficar atentos à divulgação no www.imap.curitiba.pr.gov.br e deixar o cadastro atualizado.