A Escola Municipal de Sustentabilidade promoveu uma atividade ambiental, nesta terça-feira (28/11), sobre as ações da Prefeitura no Monitoramento da Qualidade das Águas dos Rios Urbanos da Cidade de Curitiba. As informações foram repassadas por técnicos do departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O objetivo do encontro foi ouvir e buscar parcerias com outras instituições visando ampliar o conhecimento sobre o problema da poluição dos rios, possibilitando medir e analisar a qualidade das águas dos rios urbanos de Curitiba para a tomada de decisões. A partir do entendimento de quais são as fontes de contribuição para a poluição, será criada uma metodologia de monitoramento com a definição de ações para a mitigação das fontes poluidoras.
“Foi uma excelente oportunidade de apresentarmos a forma de trabalho que o departamento de Recursos Hídricos e Saneamento faz de monitoramento e agirmos para a melhoria da qualidade da água dos rios. É um reforço nos trabalhos de parceria entre Prefeitura, Sanepar, Estado, academia e sociedade para melhor cuidarmos de nossos rios”, explicou o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Antonio Carlos Gerardi.
A Gestão Integrada de Recursos Hídricos entre as entidades com o compartilhamento de dados e a busca por soluções técnicas economicamente viáveis para ampliação da rede de monitoramento foram algumas das ideias propostas e discutidas na reunião.
O evento contou com a presença do Superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos, e representantes da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Universidade Positivo, Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira - COALIAR, Instituto Água e Terra - IAT, Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná - AMEP, Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A metodologia e apoio logístico foi uma contribuição do IMAP.
Amigo dos Rios
O programa Amigo dos Rios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.
Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental.
É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.
O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilhas.