A Prefeitura de Curitiba começou esta semana os trabalho de revitalização de 14 ruas da Regional Boqueirão, que totalizam 7,68 quilômetros de asfalto novo em substituição ao antipó. A obra faz parte de um conjunto de intervenções programadas para os próximos dois meses na regional, e que inclui também o asfaltamento de um trecho da Rua Frei Henrique de Coimbra e a limpeza de um quilômetro do canal Rio Belém.
A revitalização das vias na regional começou pela Rua Frei Henrique de Coimbra, com o maquinário trabalhando entre as ruas Oliveira Viana e José Nogueira dos Santos. Esse serviço será ampliado na sequência para trechos das ruas Bley Zornig, Max Schubert, Ayrton Pizzato Gussi, Desembargador Antônio de Paula, Antônio Ribeiro Macedo, Rudyard Kypling, Lamartine Babo, Hermenegildo Bonat, Ernest Hemingway, Humberto Higino Parolim, André Ferreira de Camargo, Oswaldo Nascimento Bittencourt e Moacir Potier. A maior parte das ruas será revitalizada com recursos indicados por emenda de vereadores.
Antes da implantação de asfalto foi feita terraplenagem e instalação de galerias de águas pluviais na Rua Frei Henrique de Coimbra, entre Professor José N. dos Santos e Chanceler Oswaldo Aranha.
“Estamos muito contentes com o início desta obra. Ela será importante quando estiver concluída, pois vai desafogar o trânsito na região, sem contar a melhoria da mobilidade”, disse Paulina Hilebrant, presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Hauer. “O pó e a lama vão acabar”, comemorou Marcelo Paiva, morador da via.
Já para Urandy Ribeiro do Val, morador há mais de 40 anos na região, a sensação é de mudança. "Agora nossa rua ficará boa", disse Urandy, que mora no trecho da via em que acontece a reciclagem do asfalto.
As obras serão executadas com a máquina recicladora. O equipamento passa pela rua coberta por antipó, cortando o material que permanece no local e serve como base para a adição de concreto e massa asfáltica, garantindo uma base mais resistente e duradoura.
Todas as ruas com nova pavimentação receberão pintura e sinalização para orientar o trânsito.
Mais obras
A Prefeitura investiu em outras obras que beneficiaram a população dos bairro Boqueirão, Xaxim, Hauer e Alto Boqueirão. São trabalhos na área de drenagem, melhorias na sinalização de trânsito, esporte e lazer e saúde. Investimentos que fazem com que a cidade seja mais humana e que refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Adenir de Oliveira, de 51 anos, conhecido como Nego, é presidente da Associação de Moradores da Vila São Paulo. Ele realiza um trabalho voluntário com crianças 7 a 17 anos em uma rua próxima ao canal Belém, já na área da Regional Boqueirão. O local precisava de melhorias e Nego levou suas reivindicações na audiência pública da Leio Orçamentária de 2016 e expôs ao prefeito Gustavo Fruet as dificuldades que enfrentava com as condições precárias da praça.
Em menos de um mês, a Prefeitura através da secretaria Municipal do Meio Ambiente já atendeu o pedido da população e revitalizou a praça sem nome, conhecida como praça do Canal Belém, que fica ao final da Rua Tenente Tito Teixeira de Castro.
“A praça estava precária. Mas a Prefeitura colocou uma areia boa, pintou brinquedos e trocou as telas da cancha de areia. Agora a bola não cai mais no rio. Valeu a pena participar na audiência pública. A comunidade toda está mais contente” disse Nego.
Sinalizações
Moradores da Rua Evaristo da Veiga, no bairro Boqueirão, dizem que a situação melhorou após a instalação de um redutor de velocidade na via. O equipamento além de alertar a redução e velocidade, garante mais segurança aos moradores da região e alunos da Escola Municipal Tereza Matsumoto e ainda de um CMEI e uma Unidade de Saúde, próximos do local.
Nivaldo Dias Prado, de 62 anos, e Aloize Jarzinski, de 76 anos, moram na Rua Evaristo da Veiga, no bairro Xaxim, há mais de 40 anos e destacam a importância do funcionamento da lombada.
“A lombada serve como alerta aos motoristas que passaram a parar e dar preferência ao pedestre. Ficamos felizes com esta ação da Prefeitura. Muito bom”, disseram os moradores
Outras medidas importantes foram as instalações de uma travessia elevada em frente à Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo; e os semáforos para pessoas com mobilidade reduzida, que foram instalados nas duas extremidades da Rua da Cidadania do Carmo. Estes semáforos aumentam o tempo de travessia em 50% e irão auxiliar as pessoas que frequentam a Rua da Cidadania e o Santuário Nossa Senhora do Carmo.
Chega de enchentes
As galerias de águas pluviais da R. João Batista Zagonel Passos, no bairro Xaxim, em uma extensão de 1,7 mil metros serão serão substituídas por tubos de grande porte.
Os moradores e comerciantes solicitaram a obra com pedido de urgência em audiência pública e a Prefeitura atendeu.
As obras já começaram e vão aumentar a capacidade de vazão da água diminuindo o risco de enchentes.
“Esta obra representa uma luta de mais de 20 anos. Mas só a gestão e as equipes do prefeito Gustavo Fruet deram a devida atenção para a melhoria deste fundo de vale que sofria com alagamentos. É uma conquista para todos”, disse Ari Ribeiro dos Santos, de 65 anos, representante e morador há mais de 30 anos no bairro
Uma escavadeira hidráulica de grande porte iniciou na segunda-feira (21) a limpeza do Rio Belém entre a Rua Dr. Bley Zornig e Rio Iguaçu. O trabalho deve ser concluído em uma semana e o trecho é de aproximadamente 1 mil. A Prefeitura realiza permanentemente obras de drenagem e manutenção nos rios e canais que cortam os quatro principais bairros da Regional Boqueirão.
Sidney Armelim é comerciante da região é aprova a ação. "Essa limpeza que a Prefeitura está realizando, especialmente antes da época de chuvas, é muito importante para que não tenhamos problemas de alagamentos. Além ficar limpo, este trecho também auxilia nas águas que vêm desde a região central", disse Armelin.
Relação dos trechos de ruas a serem recicladas na Regional Boqueirão:
1. Frei Henrique de Coimbra – Trecho Oliveira Viana / José Nogueira dos Santos – 500 metros
2. Bley Zornig – Trecho Paulo Setubal / Julio Zandona – 830 metros - Emenda Parlamentar vereador Tiago Gevert
3. Max Schubert – Trecho Francisco Derosso / Julio Zandona – 600 metros
4. Ayrton Pizzato Gussi – Trecho Francisco Derosso / Campina da Lagoa – 1000 metros
5. Desembargador Antônio de Paula – Trecho Marechal Floriano / Canal Belém – 1650 metros - Emenda Parlamentar vereador Tiago Gevert
6. Antônio Ribeiro Macedo – Trecho Batista da Costa / Barão Santo Ângelo – 360 metros - Emenda Parlamentar vereador Beto Morais
7. Rudyard Kypling – Trecho Batista da Costa / Barão Santo Ângelo – 360 metros - Emenda Parlamentar vereador Beto Morais
8. Lamartine Babo – Trecho Batista Da Costa / Barão de Santo Ângelo – 360 metros - Emenda Parlamentar vereador Beto Morais
9. Hermenegildo Bonat – Trecho 1º Maio / Batista da Costa – 180 metros - Emenda Parlamentar vereador Beto Morais
10. Ernest Hemingway – Trecho Barão Santo Ângelo / Batista da Costa – 370 metros - Emenda Parlamentar vereador Beto Morais
11. Humberto Higino Parolim – Trecho Toda Extensão – 690 metros - Emenda Parlamentar vereador Geovane Fernandes
12. André Ferreira de Camargo – Trecho Raggi Izar / Humberto Ciccarino – 180 metros - Emenda Parlamentar vereador Geovane Fernandes - 2014
13. Oswaldo Nascimento Bittencourt – Trecho Catarina Gabardo / Cristiano Stroebel – 350 metros - Emenda Parlamentar vereador Geovane Fernandes
14. Moacir Potier – Trecho Duílio Dias / Francisco Derosso – 250 metros - Emenda Parlamentar vereador Geovane Fernandes