Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trânsito

Prefeito sanciona lei que estimula qualificação de motociclistas para segurança no trânsito

O prefeito Gustavo Fruet sancionou nesta terça-feira (17) a Lei Municipal nº 14.844, que institui o selo e a certificação Moto Experts para empresas que qualificarem e conscientizarem seus funcionários motociclistas para a segurança no trânsito. Curitiba, 17/05/2016 - Foto: Everson Bressan/SMCS

O prefeito Gustavo Fruet sancionou nesta terça-feira (17) a Lei Municipal nº 14.844, que institui o selo e a certificação Moto Experts para empresas que qualificarem e conscientizarem seus funcionários motociclistas para a segurança no trânsito.

Proposta pelo vereador Cacá Pereira, a certificação será fornecida após um curso organizado pela Prefeitura por meio das secretarias municipais de Trânsito (Setran), Educação e Informação e Tecnologia e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Ao final das avaliações, os motociclistas que tiveram 70% de aproveitamento e as empresas que tiverem 90% ou mais de funcionários completando o curso receberão certificações Moto Experts.

A primeira empresa a assinar convênio com a Prefeitura para a participação no projeto são os Correios do Paraná, que terá um primeira turma de 30 motociclistas realizando a qualificação.

“Avançamos na Escola Pública de Trânsito da Setran em ações com ciclistas, motoristas de ônibus, taxistas, e agora iniciamos este trabalho especificamente com os motociclistas da cidade. O objetivo é trabalhar na melhora da qualificação do motociclista e a participação inicial dos Correios é muito importante. A partir desse primeiro trabalho, o convênio deverá ser estendido para outras empresas que já demonstraram interesse em participar do projeto Moto Experts”, afirmou Fruet na assinatura do convênio com os Correios.

O prefeito também destacou as iniciativas da administração municipal para diminuir o número de acidentes e vítimas fatais no trânsito da cidade. “Esta gestão vem adotando várias medidas de educação e fiscalização de trânsito que têm dado resultados práticos e rápidos na redução de acidentes na cidade como a Via Calma, a Área Calma, as faixas exclusivas para o transporte coletivo e o semáforo inteligente para pessoas com mobilidade reduzida. O projeto Moto Experts também deve colaborar para garantirmos a segurança dos motociclistas nas ruas da capital”, confirmou.

O curso tem programação de 46 horas de atividades - 30 horas de EaD (ensino a distância) no ambiente virtual Aprendere (moodle) do Imap -, com dez módulos e os temas equipamentos de segurança, capacete, vestuário, manutenção preventiva, pilotagem consciente, condições adversas do condutor, penalidades e crimes de trânsito, álcool e outras drogas, primeiros socorros, ética e cidadania no trânsito; e 16 horas presenciais na Escola Pública de Trânsito da Setran com aulas práticas de inspeção preventiva, postura sobre duas rodas, pilotagem preventiva e técnicas de pilotagem.

“O projeto Moto Experts foi construído em conjunto com a Setran. Propomos a lei e durante sua tramitação a plataforma do curso já estava sendo elaborada. Vamos salvar e preservar muitas vidas com essa qualificação”, disse Cacá Pereira.

“Nosso motociclistas devem ter mecanismos de defesa no trânsito e este curso vai contribuir para aumentar sua capacitação e segurança para circular pela cidade. Estamos ansiosos para obter o certificado e vamos ostentá-lo com muito orgulho”, afirmou o diretor regional dos Correios do Paraná, Areovaldo Figueiredo.

Aumento da frota

Atualmente, Curitiba conta com um frota de 1.517.499 veículos (dados de março de 2016 do Detran) para uma população de 1.879.355 habitantes (2015). De 2003 a 2016, a frota de motos na cidade saltou de 63 mil para mais de 160 mil, um aumento de 152%.

Segundos dados do projeto Vida no Trânsito, 56 motociclistas morreram em acidentes de trânsito em Curitiba em 2015, uma redução de 19% em relação ao número de 2014 (69) – desde o início do projeto, em 2011, já houve a redução de 30% nas mortes de motociclistas na cidade.

Os principais fatores de risco nos acidentes com motos são o álcool, a alta velocidade e problemas de infraestrutura e as principais condutas de risco são o desrespeito à sinalização, a ausência de direção defensiva e também de habilitação.

“Precisamos diminuir ainda mais essas perdas e trabalhar mais na prevenção de acidentes. Percebemos que é o trabalhador que está se acidentando com moto em Curitiba, pois muitos não têm o devido preparo para a condução deste tipo de veículo. O projeto Moto Experts é um avanço e uma obrigação da Setran para garantir a segurança dos motociclistas”, disse a secretária de Trânsito, Luiza Simonelli.

Segundo ela, além das perdas familiares, as mortes no trânsito também são uma grande perda para a economia da cidade, além do alto custo para a saúde. “O ônus de um acidente de trânsito é muito grave. Com a Escola Pública de Trânsito, estamos focando na orientação e qualificação de todos os modais de Curitiba, para garantir uma maior segurança no trânsito da cidade”, destacou.

Em alta