Nesta quinta-feira (29), data em que Curitiba comemora 319 anos, cerca de cem jovens com idades entre 14 e 17 anos participaram de palestra sobre o combate e prevenção ao uso de drogas.
A ação, coordenada pela Secretaria Antidrogas Municipal, foi realizada com estudantes do Colégio Decisivo faz parte do programa Papo Legal. “Através de um diálogo interativo buscamos orientar os adolescentes de forma clara e objetiva”, explica a palestrante Fabiana Silva Santos. “Quando o assunto é droga não dá para brincar”, destaca.
Para que os jovens reflitam sobre os prejuízos que o uso de drogas traz para sua saúde e futuro, recursos como fotos e vídeos são utilizados para falar sobre o tema durante a palestra. Cartilhas de conscientização também foram distribuídas. “Todos os recursos são utilizados para que os adolescentes tenham uma nova tomada de atitude”, ressalta a palestrante.
“Esse tipo de palestra é bastante positiva e através das imagens dá para ver as conseqüências que o uso das drogas faz”, avalia a estudante do 2º ano, Alane Fabíola do Nascimento. “Participei desta palestra também no ano passado e incentivei que ela viesse novamente”, destaca a adolescente de 16 anos.
O estudante Guilherme Santos, de 17 anos, conta que já teve amigos que deixaram de usar drogas depois de participar de palestras deste tipo. “Trazer este tema para dentro do colégio é bastante válido. Já tive amigos que acordaram e deixaram de usar drogas depois de participar de palestras sobre prevenção, quando estudava em outra instituição de ensino”.
Consciência Jovem - Segundo a pedagoga do Colégio Decisivo – Comendador Araújo, Débora Loepper Borges, a palestra vai colaborar com o projeto Consciência Jovem, implantando neste ano na instituição. “Os alunos escolheram diversos temas e entre eles está a prevenção ao uso de drogas”, explica. “Eles terão que se aprofundar sobre o tema escolhido e depois criar um meio para transmitir as informações aos outros alunos. Poderá ser através de um vídeo, desenho, grafite etc. Mas deverá ser inédito”, destaca.
A palestra realizada pelo programa Papo Legal, da Secretaria Antidrogas é realizada em diversos locais e instituições da cidade, levando em conta sempre a faixa etária dos participantes.
Antidrogas – A Secretaria Antidrogas Municipal (SAM) foi criada em 2008 com a missão de articular e executar ações integradas nas temáticas de prevenção ao uso indevido de drogas, de atenção e reinserção de usuários dependentes químicos, com instituições da sociedade civil organizada e demais órgãos e secretarias municipais. Outro objetivo é promover cursos, palestras e capacitação de líderes multiplicadores de informações.