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Transporte coletivo

Painéis em terminais informam horário do ônibus em tempo real

Usuários de 19 dos 21 terminais urbanos de transporte contam com um importante apoio na hora de pegar seu ônibus, os painéis eletrônicos. Curitiba, 06/12/2013 Foto: Everson Bressan/SMCS

Usuários de 19 dos 21 terminais urbanos de transporte contam com um importante apoio na hora de pegar seu ônibus. Os painéis eletrônicos que inicialmente só informavam horários da tabela dos ônibus, agora informam também o horário real em que o próximo ônibus vai sair.

Instalados no ano passado, os painéis só foram efetivamente ligados neste ano e, a partir de setembro, passaram ser conectados diretamente ao Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora os ônibus em tempo real.

A professora Isabel Garcia passava pela plataforma do Expresso Circular Sul, no Terminal Hauer, quando o painel mostrava os três próximos horários de saída; o primeiro deles, 10h32, o momento exato em que o ônibus encostou na plataforma.

“Normalmente a gente sabe mais ou menos o horário do ônibus, mas agora é possível ter certeza. E se perder o primeiro, é possível saber quanto vai esperar”, afirmou.

O estudante de enfermagem Gabriel Cieslak, que utiliza diariamente a linha Inter 2, também aprovou a novidade. “Faz toda diferença. Quando chego na ponta do terminal consigo visualizar a hora e saber se preciso me apressar ou se ainda tenho alguns minutos. O bom é que você fica sabendo do próprio ponto, sem precisar procurar informação”, afirmou. “Antes era muito ruim, precisava sair do ponto para pedir informação e às vezes, bem nessa hora é que chegava o ônibus” completou.

No terminal Portão, onde o sistema também funciona em tempo real, a enfermeira aposentada Maria Aparecida Reginaldo, que regressou a Curitiba há pouco depois de morar na capital paulista, disse estar encantada com o transporte coletivo na cidade. “Informação é tudo. Aqui já sei quando o ônibus vai chegar.”, diz Maria Aparecida, que usa diariamente ônibus das linhas Cabral-Portão; Uberlândia e Santa Cândida-Capão Raso.

Como Aparecida, o marceneiro Wagner Oliveira não tem dúvida. “É uma tranquilidade. Eu não uso essa linha, normalmente uso o Campo Comprido, e quando cheguei no ponto e vi o horário, foi um alívio. Nem precisei perguntar”, afirmou enquanto esperava o Interbairros IV no terminal Portão, com previsão de chegada em cinco minutos.

Como funciona

Os painéis eletrônicos estão instalados em todos os terminais e estações tubo, à exceção de 38 deles, previstos para as estações no trecho do desalinhamento nas avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro, e no terminal Santa Cândida, que está em obras.

São no total 694 painéis. Destes, 656 estão instalados e 417 conectados com o CCO, oferecendo informação do horário de saída dos ônibus em tempo real. O painel mostra o número e o nome da linha e os próximos três horários da tabela de programação dos ônibus. Estes horários são atualizados quando se confirma a previsão de tempo que o ônibus vai levar para chegar. Assim, o usuário tem condições inclusive, de saber se o ônibus está atrasado e em quanto tempo.

Os painéis também trazem mensagens institucionais de orientação e cidadania. Uma delas, por exemplo, destaca que ceder lugar para idosos e pessoas com deficiência, além de um gesto de educação e solidariedade, é exigência legal. Outra mensagem aborda a importância do cuidado com o patrimônio público e alerta que é proibida a comercialização de produtos dentro dos ônibus, terminais e estações tubo.

Outra novidade é a possibilidade de o CCO encaminhar uma mensagem direcionada a um usuário específico, como um serviço de recado, o que pode ser útil, por exemplo, em caso de crianças que tenham se perdido de familiares.

Sistema Integrado

Os painéis fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto de R$ 61 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, dentro do PAC da Copa. O prazo de conclusão de implantação e conectividade dos painéis é 30 de março do ano que vem. O SIM é um amplo projeto que inclui o Centro de Controle Operacional da Urbs, em operação integrada com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), permitindo o monitoramento do transporte coletivo e do trânsito da cidade.

O Sistema inclui ainda 750 computadores de mão (PDAs) que serão utilizados na fiscalização do trânsito, do transporte coletivo, do transporte comercial (táxi, vans de fretamento, transporte escolar e motofrete) e inspeção veicular. Os primeiros 60 PDAs do transporte devem entrar em operação em janeiro, depois do treinamento dos fiscais. A nova tecnologia vai conectar o fiscal ao CCO e permitir o envio, em tempo real, de registros de ocorrência, inclusive com fotos, diretamente para a área de fiscalização da Urbs.

Também fazem parte do sistema 622 câmeras de monitoramento do transporte coletivo, 89 câmeras de monitoramento do trânsito e 30 painéis de informações para o trânsito, dos quais 27 já instalados em diferentes pontos da cidade.

Saiba Mais

Sistema Integrado de Mobilidade – SIM

Painéis de informação em tempo real

694 no total, em estações tubo e terminais

656 já instalados a partir do ano passado e 417 conectados neste ano

38 painéis ainda não instalados em função das obras de desalinhamento no eixo Norte/Sul e da reforma do Terminal Santa Cândida.

Prazo de implantação e conectividade dos 694 painéis: 30 de março de 2014

Centro de Controle Operacional

Formaod por painel de 7,20m por 1,80m,  por 21 telas de LCD de 46 polegadas e bancadas individuais onde são projetadas imagens captadas nos terminais, estações tubo e nas ruas da cidade.
Capacidade de recebimento e envio simultâneos de mensagens, seja para painéis de trânsito nas ruas, para controladores de semáforos ou para motoristas do transporte coletivo que dispõem de computadores de bordo.
O CCO agrega o Sistema de Bilhetagem Eletrônica que faz o controle financeiro e operacional do sistema, o que inclui o monitoramento dos ônibus em tempo real.

Investimento total do SIM: R$ 61 milhões

Financiamento: Caixa Econômica Federal – PAC da Copa