Na tarde desta segunda-feira (29), a Guarda Municipal de Curitiba realizou mais uma operação em terminais de embarque e ônibus na região na região sul da cidade. A operação de Proteção, Prevenção e Segurança dos Usuários do Transporte Coletivo contou com guardas municipais que atuam na Regional Bairro Novo e realizam rondas nos bairros atendidos pela regional, além do apoio dos grupos Tático Motorizado (GTM) e de Operações com Cães (GOC).
Em uma hora de operação, mais de 350 pessoas foram abordadas e revistadas nos seis ônibus parados pela GM. O objetivo é inibir a prática de crimes no transporte coletivo de Curitiba. Durante a operação, os passageiros também são orientados a ligar para o telefone 153, da Guarda Municipal, para denunciar qualquer situação de emergência ou risco.
Na semana passada, a GM realizou a Operação “Guarda Cidadã – Paz nas Praças” na Praça Marli Queiroz de Azevedo, ao lado da Unidade de Saúde Bairro Novo. Durante a ação, 10 jovens foram abordados pelos agentes, que fizeram revista com o apoio dos cães do GOC. O cão policial Thor encontrou diversos volumes de drogas escondidos entre arbustos, enterradas no chão e distribuídas no jardim. Após a revista, os rapazes foram liberados pelos guardas.
Ademir Hebert mora há 15 anos no bairro e estava se exercitando com o filho Emanuel, de 8 anos, na academia ao ar livre da praça. Ele acompanhou a operação de revista e ressaltou que se sentiu seguro com a ação dos guardas municipais. "Com eles aqui, as pessoas se sentem bem mais protegidas e os bandidos correm", disse.
A estudante de enfermagem Ester Moreira, de 42 anos, também acompanhou a operação e disse que se sente mais protegida com a presença da Guarda perto do trabalho. “Com os policiais aqui, a gente se sente mais segura para trabalhar”, disse.
“As ações normais de prevenção e patrulhamento são reforçadas pelas operações especiais com o objetivo de oferecer mais segurança nos espaços públicos. São três viaturas atendendo a região com dois guardas cada uma, num total de 24 agentes, diariamente”, explicou o inspetor Jônatas de Lima, coordenador do Núcleo da Guarda Municipal da Regional Bairro Novo.
Realizada periodicamente nas praças da cidade, a Operação “Guarda Cidadã – Paz nas Praças” faz parte de um projeto para reforçar a aproximação da corporação à população, em dias e horários alternados. As operações visam prevenir e coibir a prática de crimes, abordando pessoas em atitude suspeita. Quando necessário, há encaminhamento à delegacia para registro do boletim de ocorrência, como no caso de identificação de infratores, bem como usuários de substâncias ilícitas e foragidos da Justiça.