Identificar e disseminar iniciativas exemplares existentes na rede municipal de saúde será uma das prioridades do novo secretário municipal da área, César Monte Serrat Titton, que assumiu o cargo nesta sexta-feira (31). Em sua primeira conversa com a imprensa como secretário, Titton destacou que tanto na atenção básica (cuja porta de entrada são as unidades de saúde) quanto nos serviços especializados há muitas experiências positivas que, uma vez replicadas, contribuirão para melhorar o atendimento oferecido à população.
“Teremos trabalho na consolidação de muitas experiências positivas e em novas tecnologias que precisam ser levadas a toda a rede do SUS Curitiba para reduzir a heterogeneidade do sistema”, disse o secretário, que já integrava a equipe da Secretaria da Saúde como superintendente de Gestão da Atenção à Saúde.
Entre as experiências que podem se replicadas estão a organização de agendas adotada em algumas unidades, medida que permite otimizar o serviço, ampliando acesso da população à saúde; a ampliação da carteira de serviços nas unidades básicas e a gestão de filas, que consiste na identificação, ainda nas unidades básicas, de casos que são prioritárias no encaminhamento para especialistas.
Titton também deu ênfase à importância de trabalhar de forma intersetorial e com a participação da sociedade civil e da imprensa para que as pessoas tenham maior clareza sobre os serviços oferecidos pelo SUS e saibam como melhor acessá-los. “Precisamos trabalhar para conseguir mais reconhecimento do que é feito e manter a postura de valorização das equipes. Continuaremos com uma postura de transparência e de diálogo”, afirmou o secretário, que tem formação em medicina da família e comunidade – área à qual vem dedicando toda a carreira.
Diante do atual cenário financeiro, de contingenciamento de recursos e do subfinanciamento do SUS, Titton afirmou que continuará buscando ampliar a captação de recursos e ressaltou a importância de utilizar os recursos existentes da melhor forma possível: “As demandas são sempre muito grandes na área da saúde e são renovadas constantemente. Precisamos identificar a realidade que vivemos para seguir adiante.”
Titton ressaltou que sua nomeação é um reconhecimento do prefeito Gustavo Fruet ao trabalho desenvolvido por toda a equipe da Saúde nos últimos anos e disse que dará continuidade ao projeto de construir um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez melhor para os curitibanos.
Formado pela Universidade Federal do Paraná, Titton faz parte do quadro de servidores de carreira da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2006. Ele atuou na unidade básica de saúde Umbará 1 e, desde 2013, participava da atual equipe de gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Balanço
César Titton substitui Adriano Massuda, que assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Também presente na entrevista, Massuda apresentou um balanço dos principais avanços na área da saúde em Curitiba desde 2013. Ele destacou conquistas na atenção básica, na saúde mental, nos serviços de urgência e emergência, nas inovações tecnológicas e na vigilância em saúde.
Massuda ressaltou a queda de 20% no índice de mortalidade infantil e o aumento do orçamento da saúde nos últimos anos por parte do município, saltando de R$ 1,1 bilhão em 2012 para R$ 1,5 bilhão em 2015.
“Fui convocado para assumir uma secretaria no governo federal e é uma tarefa à qual eu não me nego porque sou um militante do SUS. Volto para Brasília com um enorme aprendizado que tive em Curitiba e continuarei acompanhando de lá com um olhar voltado para a nossa cidade”, disse. Para Massuda, ao nomear Titton, “o prefeito Gustavo Fruet fez uma excelente escolha para que o nosso trabalho aqui em Curitiba tenha continuidade”. “É um reconhecimento aos profissionais da rede e à nossa gestão”, afirmou.
Assista esta reportagem em vídeo Aqui.
