A nova estação PUC - onde vão parar os ligeirinhos Rodoviária/PUC e Aeroporto/Centro Cívico - entrará em operação no próximo sábado (23). Construída em parceria com a universidade, a estação tem 114 metros quadrados, um desenho diferenciado que facilita a circulação interna e novos materiais para melhor conforto térmico.
Localizada na confluência da Avenida Senador Salgado Filho com a Rua Imaculada Conceição (em frente ao Portão 1), a nova estação é cinco vezes maior do que a antiga e tem uma série de novidades. São dois tubos, um em cada sentido, ligados por uma estrutura interna que possibilita o deslocamento seguro de um lado a outro. Para ampliar a estação foram usadas estruturas de tubos desativados ou substituídos.
Diariamente, a antiga estação recebe 2,5 mil passageiros que utilizam além dos dois ligeirinhos urbanos os ônibus da linha metropolitana Fazenda Rio Grande. A partir deste sábado, a estação-tubo antiga passará a ser metropolitana, onde vão parar apenas os ônibus da linha Fazenda Rio Grande, administrada pela Comec. Por decisão da Comec nesta estação- tubo só serão aceitos cartões transporte da Urbs que ainda tenham saldo de passagens compradas até 6 de fevereiro passado, até agosto.
Estudantes da PUC que têm cartão Urbs e usavam este ônibus para fazer integração na Estação Marechal Floriano e seguir para o Pinheirinho, poderão, caso queiram, usar o cartão transporte da Urbs, pegar as linhas Cabral/Portão; Interbairros V e Fazendinha/PUC. A integração entre as linhas Fazenda Rio Grande, Aeroporto/Centro Cívico e Rodoviária/PUC poderá ser feita normalmente na estação tubo Paiol, tanto na ida quanto na volta.
Mais conforto
“Uso o ônibus Fazenda Rio Grande e desembarco nessa estação três vezes por semana, fora de horário de pico e mesmo assim é um movimento muito grande aqui. Estava precisando mesmo uma estação maior”, conta Roseli Rizardi, que trabalha como babá e faz integração com o Ligeirinho Aeroporto na estação PUC. A partir de sábado ela vai fazer o mesmo trajeto, a diferença é que fará a integração na estação seguinte (Paiol).
“Precisa ver a fila perto do meio dia”, afirma Rafael Pegorini, de 16 anos, aluno de Informática no ensino médio da PUC. “A gente fica na fila e acaba perdendo o ônibus porque não consegue entrar no tubo. Eu saio a tempo de pegar o ônibus de 11h55 faz fico por aí prá pegar o de 12h05”, conta.
Os estudantes de Mecatrônica Jaime Garcia, de 20 anos, e Adrielle Aquino, de 19, também acreditam que a nova estação vai atender a uma antiga demanda dos estudantes. “Você tem que ficar esperando o próximo ônibus, mesmo que o seu ônibus esteja vazio, porque não consegue entrar na estação”, afirma Jaime, concordando com Adrielle. “Vai ficar bem melhor”.
Suellen Zink, aluna do curso de Publicidadem diz esperar a mudança com ansiedade. “Olhando de fora, a nova estação é bem bonita e é bem maior mesmo. Finalmente vai ficar mais fácil embarcar no ônibus”, diz ela.
Novidades
O teto dos dois tubos é revestido com manta térmica, como a que foi testada na estação Osternack no ano passado e que ajuda a reduzir o calor interno. O teto entre os dois tubos é reto, com um vão de quase 20 centímetros em toda a extensão, permitindo passagem livre do ar.
Nas laterais e em parte do teto, o vidro é coberto por breezes, sistema que lembra antigas persianas, reduzindo o calor interno.
Outro diferencial desta estação será o validador de cartão transporte para facilitar a vida do usuário de cadeira de rodas. Quando o usuário estiver com cadeira de rodas, o braço da catraca cai, abrindo espaço para a passagem com segurança. Esse validador foi implantado na Estação para um período de teste e posterior avaliação para adoção em outras estações.
As obras de reforma das estruturas e implantação da nova estação PUC foram contratadas pela Universidade, em um investimento de R$ 395 mil, como medida de compensação a intervenções feitas há alguns anos.
A Urbs forneceu o projeto e as estruturas a serem reformadas. As obras de preparação da base e pavimentação do local onde a nova estação foi implantada foram feitas pela Prefeitura, dentro de projetos de pavimentação e reforma da Salgado Filho e Imaculada Conceição.
Reaproveitamento
O reaproveitamento de estruturas também permitiu, em 2013, ampliar de 10 para 40 metros quadrados a área interna da Estação Osternack, no Sítio Cercado.
As estruturas de estações desativadas ficam guardadas no pátio da Área de Manutenção da Urbs, no bairro Tingui e em terreno cercado e destinado exclusivamente à guarda das grandes estruturas de ferro e aço, no bairro Campo Comprido. Vidros e peças menores, sujeitas a vandalismo, ficam armazenadas em áreas internas da Urbs.
Atualmente estão guardadas em pátios da Urbs as estruturas de aço e ferro, em diferentes tamanhos, de seis estações de Ligeirinho e nove estações de biarticulado que serão reaproveitadas em projetos de ampliação e melhoria de outras estações, entre elas a Bairro Novo, já em fase de projeto.
Mudanças
Ligeirinhos Aeroporto/Centro Cívico e PUC/Rodoviária: vão parar na nova Estação PUC, que fica em frente ao Portal 1 da Universidade.
Ligeirinho metropolitano Fazenda Rio Grande: gerenciado pela Comec, continuará parando na estação antiga, agora PUC Metropolitana. Neste tubo, a Comec só aceitará cartão Metrocard ou, até agosto, cartão transporte Urbs que tenha saldo de passagens compradas antes de 6 de fevereiro.
Integração das três linhas – Aeroporto/Centro Cívico; PUC/Rodoviária; e Fazenda Rio Grande; continua normalmente nos demais tubos. Ou seja para quem vai ou volta da PUC, a integração mais próxima será na Estação Paiol.
Para quem não tem cartão metrocard, o deslocamento entre a PUC e o terminal Pinheirinho pode ser feito com os ônibus Cabral/Portão; Interbairros V e Fazendinha/PUC, com integração no Terminal Portão.