A nova diretoria do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia foi eleita na quinta-feira (28), em reunião on-line. Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, foi reconduzida como presidente do Conselho para o biênio 2021/22.
Também foram eleitos Welinton Perdomo, do Sebrae, como 1º Vice-Presidente; e Ligia Alves da Costa Cardoso, da Universidade Positivo, como 2ª Vice-Presidente. Eles substituem a Rodrigo Martins (Fiep) e Leila Maranho (Universidade Positivo), respectivamente.
Formado por 12 membros, o Conselho de Inovação de Curitiba foi constituído em 2019, com representantes do poder público, de universidades e do setor produtivo. São sete Câmaras Técnicas: Legislação; Emprego e Educação Empreendedora; Ativos Tecnológicos, Hub de Inovação e P,D&I; Governo Eletrônico, Transparência; Eficiência Pública e Infraestrutura Digital; Governança; Covid-19; e Dados Abertos.
“A constituição do Conselho contribuiu para a união e articulação do setor, com ações de apoio ao ecossistema de empreendedorismo do Vale do Pinhão”, disse Cris Alessi.
O Conselho teve participação fundamental na articulação do Plano de Retomada Econômica, uma série de ações da Prefeitura de Curitiba e seus parceiros para reduzir o impacto da pandemia, com medidas de apoio ao empresário, manutenção de investimentos privados, Fundo de Aval para empréstimo, incentivo às compras de pequenos comerciantes e capacitação e apoio para a transformação digital dos negócios.
Também foi articulada pelo Conselho a modernização das leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular, que resultou no Decreto das Antenas, assinado em 2019, que tornou mais ágil e menos burocrático o processo de instalação desses equipamentos, facilitando a implantação da tecnologia 5G.
Fundo Municipal de Inovação Vale do Pinhão
Outro avanço que passou pelo Conselho foi a criação do Fundo Municipal de Inovação Vale do Pinhão, com um aporte de R$ 10 milhões da Prefeitura. O Fundo foi contingenciado durante a pandemia, mas será ativado em 2021 para apoiar projetos de inovação e pesquisa científica e tecnológica.
A iniciativa mais recente do Conselho foi a criação, em dezembro último, do Comitê de Governança do Ecossistema de Inovação de Curitiba e Região Metropolitana, que já recebeu adesão de 122 pessoas de diversas empresas e instituições.